domingo, 22 de março de 2009

PF, Ibama e militares franceses fiscalizam baía de Oiapoque


Polícia Federal e Ibama, do lado brasileiro, e as forças militares francesas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizaram uma grande ação operação iniciada na baía do município de Oiapoque, extremo norte do estado, que faz fronteira com a Guiana Francesa. O trabalho intitulado de ‘Aimara’ teve como meta coibir a pesca ilegal, pirataria, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, e combater ainda de forma mais cerrada, as ações depredatórias da natureza na região fronteiriça.
Segundo a PF, é na baía de Oiapoque, aonde existe um grande ecossistema, além de ser um importante nascedouro de diversos tipos de pescado e animais, capaz de alimentar todo o norte do Brasil, como o restante do país. O trabalho de fiscalização foi decidido durante reunião com representantes do governo francês – que se disponibilizou a colocar uma frota com navio patrulha com armamento interno de dois canhões e duas metralhadoras 762, três lanchas costeira de vigilância, equipadas com duas metralhadoras e um helicóptero.
Barcos pesqueiros foram flagrados praticando pesca ilegal. Estes, no momento da abordagem, decidiram abandonar as redes de pescas, e rumarem para o lado do Brasil, onde já eram aguardados pela Polícia Federal e fiscais do Ibama. Todos os barcos fiscalizados não tinham documento exigido para a prática de pesca comercial.
Onze barcos foram inspecionados, foram apreendidas três toneladas de pescado, dezenas de quilômetros de rede de pesca e a apreensão de uma embarcação pesqueira que navegava sem nenhuma documentação durante sete dias de fiscalização. Ela foi levada para a sede da PF em Oiapoque.

Agente é flagrado com traficante nos Congós

Na madrugada de sexta para sábado, 21, um servidor público foi flagrado transportando um traficante no interior do seu veículo, o que ele não esperava, era ser parado na rua por Policiais Civis quando fazia o transporte. James Davis, 43, foi detido naquela madrugada, em face de agentes do NOI (Núcleo Operacional de Inteligência) ter encontrado o mesmo em companhia de Nerildo Saraiva Pelaes, 40 anos.
Segundo informações, James é agente penitenciário com atividades na Delegacia de Mulheres. Naquela madrugada, com a abordagem feita na carona dada, a polícia encontrou uma mochila com meio quilo de pasta de cocaína e 70 cabeçotes de coca, flagrante realizado em frente a casa do polícia, no bairro dos Congós. O NOI recebeu o apoio da Uate (Unidade de Ações Táticas Especiais) que teriam seguido o civil, em seu carro Gol vermelho, de placas NFA 1115, acompanhado de Nerildo.
O caso foi registrado no Ciosp do Pacoval, para onde os infratores foram levados, e deverá ser investigado pela Delegacia de Entorpecentes. Além disso, a Corregedoria de Polícia Civil também foi notificada da transgressão.