quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crimes na web poderão ser denunciados on line

Crimes de pedofilia, genocídio e outros que violam os direitos humanos já podem ser denunciados diretamente ao Departamento de Justiça do Governo Federal. É que a partir desta quinta já estará disponível na internet um formulário para denunciar essa prática.
O projeto Anjos na Rede é fruto de uma parceria entre a Polícia Federal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Safernet.
Desde 2008, quando aconteceu o III Congresso Mundial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi assinado entre os órgãos envolvidos um Termo de Cooperação com vistas a criação de uma Central de Denúncias de Crimes Violadores dos Direitos Humanos na internet.
O documento estará disponibilizado na página eletrônica da Polícia Federal, no www.pf.gov.br, para qualquer cidadão que saiba sobre a prática desse crime, seja em sites que divulguem pornografia infantil, crimes de ódio, genocídio, ou outros, para poderem exercer sua cidadania e informar aos órgãos que trabalham no ‘front’ de combate para investigar.

Ponto para o site
O trabalho dessa parceria vai contar com o ponto positivo da internet: a rapidez no recebimento das denúncias que permitirá acelerar os procedimentos relacionados a identificação da autoria e também a preservação dos indícios do crime, em poucas linhas, reduz o tempo de registro até a prisão dos culpados.

Nenhum comentário: