quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Professores amapaenses ganham exposição de trabalho científico em colóquio científico

"Implementação da lei 10.639/03, no município de Santana: um diagnóstico de como as questões etnicorraciais estão seno abordadas nos sistemas municipal e estadual de ensino" foi o tema do trabalho apresentado pelos professores Márcia Cristiane da Silva e Alexandre Gomes Galindo, no dia 6 de novembro, no II Colóquio Etnicidades Internacional: Brasil X Africas: Artes, Culturas, Literaturas - ocorrido n IV Bienal Internacional do Livro em Maceió - Alagoas. O trabalho contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana e Centro de Ensino Superior do Amapá, e durante avaliação foi aclamado por unanimidade a primeiro lugar na sessão científica.

As informações foram prestadas pela própria profesora Márcia Cristiane, cuja pesquisa apresentada está vinculada à dissertação de mestrado de Ciências da Educação e veio com o propósito de apontar evidências de como a referida lei torna obrigatória a inclusão da história afro-brasileira e africana nos conteúdos das disciplinas de História, Artes e Língua Portuguesa do Ensino Básico.
A tese envolveu 82 membros de entidades vinculadas ao tema, 156 professores e 35 escolas das redes de ensino do município, quando se descobriu que a lei não era totalmente conhecida pela sociedade pesquisada, além da implementação necessária não ter sido ainda realizada pelos professores devido a falta de investimento na formação continuada.

Os autores recomendam que haja um alinhamento de esforços, tanto da sociedade, como do estado para garantir a efetiva incorporação do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos sistemas estadual e municipais de ensino, promovendo maior conscientização dos alunos, no enfrentamento da discriminação etnicorracial e no fortalecimento das bases para um melhor exercício da cidadania na região amazônica.

Com a participação na Sessão científica do Embaixador da República de Cabo Verde, o historiador Sr. Daniel Antônio Pereira, do Adjunto Cultural da Embaixada de Angola, o historiador Diretor Geral do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, Sr. Camilo Afonso e da escritora Simone Castro, Pós-Doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, a comissão avaliadora foi composta pela Sra. Ana Márcia Cardoso Ferreira, Mestra em Educação pela UFAL e Secretária de Estado da Educação de Alagoas; Sra. Leonor Araújo, Coordenadora-Geral de Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e Sra. Rosiane Porto, representante da Escola SESI, representando a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

Nenhum comentário: