quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Brasileiro Lindo!

Queridos, a cultura popular é nossa, é a continuação de uma longa história que temos oportunidade de contar não somente para nossos filhos, mas também para outras gerações de gente que também é brasileira, que também é linda!
Encaminho o trabalho de um amigo que muitos devem conhecer para devida divulgação. Quem não o conhece, aproveite, a pessoa tem muito de amapaense com salpicos de paraense, e a ginga do baiano...

Bjos!
Ivane Ramos





Documentário “Brasileiro Lindo”


Sinopse

O documentário “Brasileiro Lindo” procura levar os espectadores a um passeio pela trajetória do movimento negro no Amapá. O filme tem a duração de aproximadamente 20 minutos com entrevistas e narra a luta dos afros descendentes em criar o espaço onde hoje funciona em Macapá a União dos Negros do Amapá - UNA e o Centro de Cultura Negra do Amapá - CCNA. Uma saga cheia de luta e desafios, recheada por relatos de quem acompanhou de perto momentos importantes na vida de pessoas que nasceram e acompanharam a fundação da única cidade banhada pelo maior rio do mundo que é Amazonas. Uma parte da história da cidade que até hoje é conhecida como “guardiã” da região. Uma história encarada com determinação em função do amor e a coragem vivida por diversos grupos de negros, sendo eles simplesmente anônimos, artistas ou de famílias tradicionais que logo no começo dos anos 80 sentiram a necessidade de criar um espaço para se reunirem com intuito de preservar a cultura herdada dos ancestrais africanos.


Os primeiros grupos dessa população negra chegaram ao Amapá nos navios negreiros ainda no século XVIII, como núcleos de escravos trazidos para trabalharem como colonos ou servindo como mão-de-obra para construção da Fortaleza de São José de Macapá.


 Hoje a UNA é uma referência marcante para a população amapaense, sobretudo para as 36 comunidades quilombolas estabelecidas em diversos pontos do estado. É o maior espaço físico destinado a cultura negra no Brasil. Inaugurado em 05 de setembro de 1998, no bairro do Laguinho onde funciona em seis blocos edificados numa aérea de aproximadamente 08 mil metros quadrados, com anfiteatro, museu, auditório, espaço afro-religioso, sala de múltiplo uso e administração. É nesse espaço que acontece o “Encontro dos Tambores” durante a semana da Consciência Negra, onde o ritmo do “Batuque e do Marabaixo” é dançado durante as noites da programação que faz desse evento um grande e valoroso espetáculo cultural. O filme tem a direção, o roteiro e a narração do documentarista Thomé Azevedo. A frente da direção executiva Ana Vidigal, que assina junto com Rodrigo Michel a produção. A edição e finalização é de Anderson Virino e as imagens de: Willian Camilo, Denner Negreiros, João Figueiredo e Nairon Coelho. Na assistência técnica Damião Muniz. A criação do designer Gráfico do encarte é de Paulo Sanches e conta com a participação especial do cantor e compositor amapaense Osmar Júnior e do jovem animador de Marabaixo, Yuri Soledade.

 
Thomé Azevedo – roteiro e direção

(96)8135-1564

thomeazevedo@gmail.com

Nenhum comentário: