quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Saúde é discutida entre Brasil e França


O município de Oiapoque está sendo palco da 1ª Reunião do Subgrupo de Trabalho em Saúde na Fronteira Brasil - Guiana Francesa, evento que iniciou na terça, e conta com a participação do Ministério da Saúde através do Governo do Estado e Prefeitura de Oiapoque em parceria com o Governo Francês.
A equipe brasileira mostrou o funcionamento do SUS (Sistema Único de Sáude) através de fundamentos juridicos e responsabilidades das três esferas do governo brasileiro. Além disso, mostrou também o sistema de saúde no Oiapoque, as formas utilizadas para combater os agravos à saúde na região fronteiriça.
Os franceses também explicaram sua forma de trabalhar a saúde, lembrando da estrutura e de como são desenvolvidos a promoção, projetos, programas, agências de saúde, agência francesa de biomedicina, segurança sanitária dos alimentos, produtos de saúde, meio ambiente e do trabalho.


Com a troca de informações, a expectativa é que sejam definidas formas e prioridades de cooperação entre os dois países.
Além de autoridades brasileiras, participam do encontro representantes do Ministério da Saúde, da Coordenação do Mercosul, da Coordenação Geral de Integração Regional do Governo Federal, e do Sistema de Saúde Francês
Para o secretário de estado da saúde, Dr. Pedro Paulo Dias de Carvalho este é o momento em que os dois países devem buscar soluções para problemas comuns na região fronteiriça. “O município de Oiapoque é a porta de entrada do Brasil na Região Norte. Por isso, devemos criar mecanismos que eliminem os problemas que ocorrem tanto no Brasil quanto na Guiana Francesa”, ressaltou Pedro Paulo.


Nenhum comentário: