quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Adminsitração do IAPEN realiza censo penitenciário

Um censo realizado no Instituto de Administração Penitenciário do Estado (IAPEN) continua com o número de presos bem acima da média para que ele foi construído, mas conseguiu mostrar também que o índice de reincidência daqueles que conseguem a tão sonhada liberdade diminuiu bastante no Amapá.
De acordo com o diretor do presídio, coronel Walcir Santos, a queda pode ter sido motivada por um conjunto de fatores que vai desde o trabalho que vem sendo realizado no interior da penitenciária até o atendimento que as várias secretarias estaduais realizam no trabalho de readaptação, e inclusão junto a sociedade.
Na pesquisa os delitos apontados como os mais cometidos pelos 1802, divididos entre provisórios e condenados, cujos crimes se destacam em primeiro lugar: roubos e furtos, segundo lugar: homicídios, e em terceiro: tráfico de drogas. Pelo menos, 60% dos detentos tem idade mínima de 30 anos, e 35% deles acaba cometendo o mesmo erro, e se tornando reincidente.
O censo realizado todo ano pela administração do IAPEN levanta números que são utilizados para o controle interno da cadeia. Além disso, a coleta pode buscar mais incentivos, como no caso da educação onde constatou-se que cerca de 83% da faixa masculina conseguiu através da Escola São José tirar o seu ensino fundamental.
A Penitenciária Feminina poderá ganhar em breve uma escola, uma vez que as internas daquele presídio, diferente do masculino, não possuem acesso aos programas educativos.

Nenhum comentário: