segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AP ganha novo centro de referência

A SESA acaba de implantar no HEMOAP, o Centro de Referência ao Tratamento da Doença Gaucher destinado a pacientes portadores da síndrome de mesmo nome. Antes da implantação, a Secretaria tinha problemas relacionados ao custo do tratamento, que geralmente era feito por um único paciente, resultando na perda da medicação
Segundo o sub-secretário Ronaldo Dantas, trata-se de um tratamento de alto-custo, que atualmente vem sendo feito a seis pacientes que apresentam a Síndrome de Gaucher, quatro destes são crianças. “O problema está na forma como eles vem sendo atendidos. Perde-se, pois os pacientes, principalmente às crianças, são atendidas de forma aleatória. Por exemplo, um frasco de medicamento não pode ser todo aplicado em uma criança. Para esses casos, o recomendado é somente um frasco, com isso perdemos uma dose que poderia ser aplicada em outro paciente infantil”.

O que é?
É uma doença causada pela deficiência da enzima beta-glicosidase, que pode se manifestar de três maneiras: Tipo 1 ou forma não neuropática, a mais comum, que se caracteriza pelo quadro visceral e hematológico e ausência de comprometimento neurológico.
Tipo 2 ou forma neuropática aguda cujas manifestações clínicas são muito precoces e há comprometimento neurológico importante e grave. E por fim, Tipo 3 ou forma neuropática subaguda semelhante ao Tipo 2.

Nenhum comentário: