sábado, 13 de março de 2010

Embrapa apresenta nova pesquisa sobre ração de peixes

(Ascom/Embrapa)
A pesquisa está inserida em um projeto nacional de avaliação de ingredientes alternativos para utilização em ração para peixes. O objetivo visa definir um alimento de qualidade, de baixo custo e mais acessível aos pisicultores que investem na criação de tambaqui. Eliane Tie Oba é a pesquisadora que coordena as análises de amostras de sangue de tambaquis que foram coletados na estação de piscicultura da Embrapa Amazônia Oriental, que fica situada em Belém do Pará.
Durante 45 dias, o experimento testou os ingredientes do farelo de coco, tucumã, dendê, girassol e levedura na composição da ração fornecida aos peixes com peso inicial de 20 a 30 gramas. “Esta ração foi peletizada, preparada utilizando-se ummoedor de carne, seca e armazenada em freezers até o fornecimento aospeixes. Já a ração extrusada requer equipamento mais sofisticado e maiscaro, pois se processa a ração a altas temperatura e pressão. Assim, aração peletizada está sendo testada, por possibilitar facilidade depreparo e utilização pelos ribeirinhos, como uma forma alternativa dealimentação dos peixes”, explicou Eliane Yoshioka.
Em Macapá
Por aqui, a pesquisadora vem sendo acompanhada por estagiários do curso de Engenharia de Pesca da UEAP (Universidade do Estado do Amapá).

Nenhum comentário: