segunda-feira, 1 de março de 2010

Palestra sobre resistência dos plasmódios aos antimaláricos

Com a palestra 'A resistência dos plasmódicos aos antimaláricos e a sua implicação do controle da malária', o Laboratório Central marcou presença junto aos docentes e acadêmicos do curso de Biomedicina. A apresentação foi feita pela farmacêutica bioquímica Margarete Gomes que destacou aos ouvintes que entre os parasistas causadores da malária, o plasmodiu falciparum é o que apresenta maior resistência as drogas utilizadas no Programa Nacional de Combate a Malária.
Além disso, há quatro tipos de protozoários causadores da Malária, todavia os que predominam na região Amazônica são o vivax e falciparum. "Este último foi o que apresentou resistências a vários medicamentos que atuam no combate a malária”, explica Margarete.

A farmacêutica tem excelência em falar, uma vez que a pesquisa realizada fez parte do curso de mestrado que Margarete Gomes apresentou. Com a tese pronta, foi possível comprovar os resultados apontados. Agora,  ela estuda as emergências do plasmodiu Vivax ao antimalárico Cloraquina. Esse resultado fará parte de sua tese de doutorado que vem sendo orientado pelo Coordenador do Curso de Biomedicina da Seama, Álvaro Couto.

Nenhum comentário: