quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Polícia Federal combate empréstimos bancários fraudulentos no Amapá.

Na manhã de hoje, 19/08/10, Policiais Federais da Superintendência Regional do Estado do Amapá deflagraram a Operação CDC, com o objetivo de coibir a ação de uma quadrilha que conseguia empréstimos de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) junto à Caixa Econômica (CEF), com base em documentos fraudulentos.


Segundo investigações empreendidas pelo Grupo de Repressão a Crimes Financeiros (GRFIN) da Superintendência da Polícia Federal do Estado do Amapá, o grupo aliciava pessoas pobres com a promessa de empréstimos fáceis junto à CEF. Depois de convencer as suas vítimas, os estelionatários forjavam documentos para elas, tais como contra-cheques e comprovantes de rendimentos, a fim de que fossem preenchidos os requisitos da CEF para se obter o empréstimo. Posteriormente, usando procurações em nome dos aliciados, os estelionatários se apropriavam dos valores dinheiros dos empréstimos, causando prejuízos tanto para a CEF quanto para as vítimas.
Na manhã de hoje a Polícia Federal cumpriu 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nas cidades de Macapá, Porto Grande e Ferreira Gomes, tendo apreendido diversos documentos que comprovavam a fraude.
As condutas dos investigados caracterizam o crime de estelionato qualificado (art. 171, § 3º do Código Penal), cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão, aumentado de 1/3, pelo fato de ser a CEF uma das vítimas do crime. (Comunicação Social da PF/AP)

Nenhum comentário: