sexta-feira, 12 de novembro de 2010

16 de novembro: Dia do Policial Federal

Àqueles que integram a Superintendência da PF no Amapá, que participam, investigam, que suam suas camisas, os meus parabéns pela data....

Dia 16 de novembro é comemorado o dia do Policial Federal. Este ano, promoveremos em comemoração, o hasteamento de bandeira às 9hs na Superintendência do Amapá.
A data foi instituída pelo decreto 5.279 de 22 de novembro de 2004 e tem fundamental importância para a Polícia Federal na medida que reforça o orgulho de ser policial federal, enaltecendo os valores e missão institucional do órgão dentro do contexto nacional. Historicamente, foi no dia 16 de novembro de 1964 que foi conferida atuação em todo território nacional ao então Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), pela Lei 4.483/64, que elencou suas diversas atribuições.
As atribuições da Polícia Federal encontram-se elencadas no parágrafo primeiro do Artigo 144 da Constituição Federal.
“Manter a lei e a ordem para a preservação da segurança pública, no Estado Democrático de Direito, cumprindo as atribuições constitucionais e infraconstitucionais, mediante estratégias, no exercício das funções de polícia administrativa e judiciária”. É com esta missão que a policia federal se destaca como organização, primando pela consecução de seu objetivo. Daí a importância de se enaltecer e valorizar aquele que faz o órgão: o policial federal, a fim de subsistir com competência para realização de seu planejamento estratégico.
“Somos fortes da linha Avançada, sem da luta os embates temer. Que a chamada da Pátria Insultada, saberemos cumprir com o dever”. Uma das estrofes do Hino do Departamento de Polícia Federal aprovado e tornado oficial em 21 de dezembro de 1983, resume o empenho envidado na consecução da missão do policial federal, zelando pelo bom nome da instituição.


Parabéns Policial Federal
Por Comunicação Social da Superintendência de Polícia Federal no Amapá

Nenhum comentário: