sexta-feira, 25 de março de 2011

Nota Oficial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá (Sindjor/AP) torna público seu repúdio ao tratamento desrespeitoso dado ao jornalista Seles Nafes Melo da Silva Júnior, Secretário Geral desta Entidade, pelo blogueiro Heverson Castro, em documento divulgado pela Internet.


De forma leviana, o blogueiro atenta contra a conduta profissional de Seles Nafes, jornalista respeitado no meio jornalístico e que goza de credibilidade junto à sociedade amapaense.

O ataque do blogueiro foi motivado por críticas feitas pelo jornalista ao Governo do Estado. Aliás, a reação de Heverson tem explicação. O blogueiro ocupa, indevidamente, vaga de assessor de comunicação na Vice-Governadoria, cargo exclusivo de jornalista.

No documento, Heverson usa termos que, além de denegrir a imagem do profissional, causa constrangimento aos demais jornalistas brasileiros pelo tratamento deselegante dado a um colega de profissão.

A democracia permite o direito ao contraditório e isso precisa ser respeitado. Heverson Castro precisa saber conviver com as divergências políticas e ideológicas.

Qual seria então o interesse de Heverson em defender o Governo? Se faz parte do Governo, tem todo o direito.

O blogueiro precisa conhecer o papel do profissional do jornalismo. O jornalista pode sim trabalhar para diferentes correntes, sem atrelamento a qualquer uma delas. O que o jornalista não pode é vestir camisa de partido político, mas sim vender sua força de trabalho, seja para quem for.

Seles Nafes vai acionar judicialmente Heverson Castro por injúria, calúnia e difamação.

Por tudo, o Sindjor se solidariza com o jornalista Seles Nafes e exige respeito aos dirigentes das entidades representativas dos jornalistas brasileiros.

Macapá, 23 de Março de 2011.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá

Nenhum comentário: