quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Caso Beatriz. Parabéns Jornalistas Amapaenses!!!!

O jornalista Renivaldo Costa enviou nota de agradecimento aos jornalistas amapaenses que se empenharam em ajudar a menina Beatriz, 2 anos, residente no município de Santana, que nasceu sem o osso da mandíbula, sem língua e partes do braço e da perna, além de ter a boca completamente lacrada. A família da pequenina mora em uma área alagada próximo da Capitania dos Portos, em estado de extrema pobreza.
Maria Palheta de Souza, 33 anos, mãe de Beatriz, tem outros três filhos, e continua desempregada. Além da mãe e da filha, ainda residem na casa, Sueli (tia de Beatriz), com um filho pequeno, que também tem má formação. Augusto nasceu com o pé esquerdo virado para o lado, e juntamente com a prima, precisava de cirurgia.
A história da criança mexeu com os amapaenses, e segundo Renivaldo Costa, empenhou inúmeros jornalistas que após publicação de matéria falando dos casos dos pequenos conseguiram ajudas valiosíssimas, que vale a pena destacar agora:
“Agradeço ao empenho de algumas delas, como o Claudio Cavalcante, do Centro de Voluntariado da Amazônia, da doutora Zeneide (cirurgiã plástica), da médica Marluce Salomão e o esposo Paulo Nova da Costa, dos funcionários do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, de funcionários do Ministério Público e da CEA, dos acadêmicos da FAMA, do Grupo Troama (na pessoa da Cleuma Duarte e do Mendes, que engajaram muito para arrecadar donativos), do empresário Doacir Jardim (dono das empresas Pointer e Nova e uma das pessoas mais humanas e generosas que conheci), do Lins (taxista e ser humano extraordinário), dos fã-clubes de aparelhagens, e dos inúmeros anônimos, que noite e dia me ligaram querendo saber mais sobre a menina.
Graças a todos vocês, Beatriz está recebendo donativos até hoje e, graças às doutoras Zeneide e Marluce, está sendo submetida a exames com vista às cirurgias que deverá passar.”
Em sua nota, o jornalista lembra que ainda existem outros casos de crianças nascidas com problemas de má formação no município de Santana. Ele alerta as autoridades para que seja feita uma investigação a cerca do caso para se tentar descobrir o que poderia ou pode estar causando tal fato. Além de garantir a pessoas carentes que sofrem com esse problema de assistência e acesso aos benefícios que lhes são garantidos por lei.
“No mais, obrigado por mais esta etapa vencida. Ela prova que jornalistas também podem ser heróis.”
OBS: Como mãe, mulher, colega de trabalho, amiga, e por fim, irmã de alma de todos os que se engajaram e dos que ainda poderão se engajar. Venho de público dar os parabéns pelo ato de coragem e de fraternidade que foram colocados de forma humana e solidária. Isso prova que a fé remove montanhas, e que com amigos na praça não precisamos de mais nada.
Que Deus continue nos assistindo, para que nossa missão não seja somente a de informar, mas também a de propagar e subsidiar ajuda ao próximo.

Nenhum comentário: