sábado, 24 de outubro de 2009

IFAP e França iniciam diálogo para cooperação técnica

Lena Marinho


Os primeiros entendimentos para o acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Amapá (IFAP) e o Ministério da Agricultura da França foram realizados esta sexta-feira, 23/10, em Macapá. O intercâmbio de ensino aprendizagem, a partir de cooperação internacional, é uma política incentivada pelo Ministério da Educação (MEC).

Por intermédio do Liceo Agricolo de Matiti, na Guiana Francesa, alunos e professores dos cursos técnicos em Floresta e Meio Ambiente, que estão por ser implantados pelo IFAP, terão oportunidade de difundir a cultura brasileira e viver novas experiências a partir da aproximação com o sistema de educação francês.

O reitor do Instituto Federal do Amapá, professor Emanuel Alves de Moura, demonstrou total interesse em efetivar a cooperação o mais breve possível. “Atendendo ao convite francês, em 2010, visitaremos o Liceo de Matiti. Será uma oportunidade para identificar o que podemos trazer de imediato para a nossa realidade e onde poderemos inovar. Esta aproximação é muito importante para o estado”.

Ao destacar as prioridades econômica e pedagógica das escolas agrícolas francesas, o diretor do Liceo de Matiti, Frank Lapray, manifestou disposição em aproximar o IFAP dos grandes centros franceses de pesquisa. “Uma prioridade do sistema de ensino agrícola da França é a conexão entre ensino, pesquisa e extensão. A escola de Matiti é um exemplo dessas três características. Tanto na área de meio ambiente quanto na área técnica, o Brasil e a França podem se unir e idealizar uma melhor estrutura recíproca para o ensino”, disse.

Lapray se comprometeu em produzir o relatório que irá oficializar o início das negociações para a cooperação internacional, além de dar início ao projeto de financiamento do intercâmbio.

Nenhum comentário: