terça-feira, 20 de outubro de 2009

Semam inicia hoje fiscalização de empresas de material de construção

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) inicia hoje em Macapá a operação que irá fiscalizar empresas que comercializam materiais de construção, como areia, seixo, pedra e terra. Localizadas em todos os bairros da capital, a maior parte destes empreendimentos estão fora dos padrões ambientais adequados o que resulta em um grande número de denúncias e reclamações feita por moradores das proximidades das empresas. Das 70 denúncias de poluição atmosférica feitas entre abril e outubro deste ano na Semam, 50% é contra este tipo de negócio. No mesmo período as denúncias de poluição sonora foram 33.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Túlio Marcos, explica que a maior parte das denúncias parte de cidadãos que reclamam que o material se espalha no ar causando a poluição do ar e ainda do barulho em horários inadequados. De acordo com as leis ambientais, estes tipo de material deve ser comercializado em local adequado e é obrigatório que tenha cerca ou muro de contenção para evitar a poluição atmosférica causada por partículas de produtos como areia e terra.

A poluição sonora é denunciada geralmente por causa do horário em que o material é descarregado, na maioria das vezes de noite ou madrugada. Neste caso as empresas devem estabelecer horários para o descarrego. As empresas fora dos padrões serão notificadas e devem se apresentar na SEMAM no prazo de 24 horas a partir do horário da notificação para que recebam as orientações sobre os procedimentos que devem adotar e solicitar um prazo para se adequar. Após este prazo os proprietários serão autuados e no caso de desrepeito a empresa será interditada.

Mariléia Maciel

Assessora de Comunicação-Semam-PMM

Mais informações: 8116-6687

Nenhum comentário: