quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Campanha de vacinação contra raiva animal inicia sábado

Sábado é dia de vacinar cães e gatos, início da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica 2009, trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, cuja meta deste ano é de imunizar 80% dos 36.836 cães e 19.209 gatos registrados no município.
No sábado, 400 pessoas divididas entre médicos veterinários e agentes de zoonoses estarão distribuídos em 71 pontos de vacinação. Nayma Picanço, diretora da Vigilância em Saúde, informou que é importante que todas as pessoas vacinem seus animais contra a raiva, por se tratar de uma doença letal, que pode por em risco a saúde do homem.
Aqueles proprietários cujos animais são mais agressivos devem tomar cuidados básicos durante o transporte do animal. ”Todos os animais devem ser transportados com coleiras e acompanhados de um guia. Já os animais de grande porte, além da coleira, devem estar de focinheira e o guia deve ser maior de 18 anos”.
A vacina anti-rábica é gratuita e deve ser aplicada anualmente em cães e gatos a partir dos dois meses de idade. Além disso, fêmeas e prenhes podem ser vacinadas. Fora do período de vacinação, a vacina ainda é oferecida gratuitamente pela Divisão de Controle de Zoonoses junto ao Canil Municipal, localizado no Distrito da Fazendinha.
Não há registros de raiva humana em Macapá, todavia no ano passado foi detectado o vírus em morcegos frugívoros encontrados no bairro do Trem, e em alguns búfalos e bois no município de Mazagão.“Precisamos estar em alerta, pois existe a circulação do vírus em nosso ambiente, o que justifica a realização anualmente desta campanha”, informou Nayma Picanço.
É importante lembrar que a raiva é uma doença que não tem cura e é fatal. Informação sobre os locais de vacinação pode ser adquirida pelos fones: 3213-1137 ou 3213-1267, das 08:00 às 12:00 e das 1q4:00 às 18:00 horas de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário: