quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia D de combate a dengue


A Vigilância em Saúde, órgão ligado a PMM, organizou parceria com o Governo do Estado para promover amanhã, sexta-feira, o dia D de combate a dengue em Macapá. Esse trabalho visa trabalhar ações voltadas a conscientização da população como alerta devido a chegada do período propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti - o transmissor da dengue.
Uma blitze contra a dengue composta de 271 pessoas entre agentes de endemias, membros da Associação de Patrulheiros Ambientais da Amazônia, Assinget, Departamento de Vigilância em Saúde - do município e do estado, distribuídos em sete cruzamentos da cidade levando informações sobre a epidemia.

Mês da Dengue
Com base no que instituiu o Governo Federal, novembro foi marcado como o mês de combate à dengue, uma vez que é nessa época que iniciam os períodos de chuvas, e quando se dá o aumento de temperatura, se tornando em condições ideais para o mosquito.
A diretoria da Vigilância em Saúde lembra que os dois últimos LIRAa apontaram baixo risco para Macapá. "Setembro apontou um índice de 0,4% e setembro com 0,2%. Estamos num período sem chuva e como o LIRAa e feito através do levantamento larvário é comum o índice dar baixo. Precisamos estar em alerta neste momento, acondicionar o lixo e não deixar exposto ao tempo objetos que possam vir acumular água quando as chuvas chegarem na capital. Este é o momento para que o poder público e a população se unam para combater o mosquito".
Material informativo, adesivos e sacolinhas de lixo para veículos serão distribuídas durante a blitz. A Prefeitura de Macapá já está programando uma ação de grande porte para atacar com trabalhos de educação em saúde em todos os bairros da cidade.

Nenhum comentário: