terça-feira, 24 de novembro de 2009

Empresas do segmento turístico serão cadastradas pelos fiscais da MTur

Ascom Setur


No período de 01 a 04 de dezembro, os ficais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) cadastrados pelo Ministério do Turismo, estarão realizando o cadastramento de Hotéis e Agências de viagem, no Cadastur (Sistema para o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turístico) junto ao Ministério do Turismo. Nesta primeira etapa o cadastro irá acontecer nos empreendimentos do centro da cidade.
O Sistema é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 estados do Brasil e Distrito Federal. O Cadastur é um sistema on-line que tem como objetivo cadastrar os prestadores de serviços turísticos, bacharéis, guias de turismo, agencias de turismo, meio de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de evento e parques temáticos.
O Cadastur é um banco de dados que traz vários benefícios para o setor, e é uma importante fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. Os cadastrados têm facilidade de acesso a financiamento nos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, bem como participação em programas de qualificação, feiras e ações do Ministério do Turismo, como Salão de Turismo, Vai Brasil, Portal de Hospedagem e o Programa Viaja Mais- Melhor Idade, dentre outros.
Durante as fiscalizações as empresas a serem cadastradas, devem estar providas dos seguintes documentos: Ficha de Cadastro eletrônica ou impressa devidamente preenchida; Requerimento; Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ; Cópia (autenticada) dos Atos Constitutivos atualizados, devidamente registrados no Órgão Público competente constando a atividade desenvolvida a ser cadastrada; Cópia (autenticada) do Alvará de funcionamento, expedido pela autoridade competente constando a atividade desenvolvida a ser cadastrada; Termo de Responsabilidade assinado pelo representante legal do prestador de serviço turístico.
Os cadastrados receberão do Ministério do Turismo um certificados válido por 2 anos a partir da data de emissão. Vale ressaltar que o cadastro é obrigatório também para filiais e só poderão prestar serviços de turismo a terceiros ou intermediários, os prestadores cadastrados no Ministério de Turismo.
O Serviço de cadastro é gratuito para prestadores de serviços turísticos e os profissionais da área.
Para maiores informações os interessados devem procurar a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), no Setor de Revitalização, ou ligar para o telefone (96)3212-5335 ramal 204 ou 221.

Nenhum comentário: