segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sesa realiza triagem para exame de osteoporose

Uma campanha visando detectar de forma precoce mulheres portadoras de osteoporose, sobretudo aquelas que já chegaram à menopausa e que possuem características que favorecem o aparecimento dessa doença, está sendo promovida pela indústria farmacêutica Eli Lilly em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A empresa está disponibilizando, gratuitamente, o aparelho de ultrassonografia para a realização de exames de triagem da osteoporose em mulheres acima de 55 anos. Essa iniciativa acontecerá até o dia 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, com atendimento restrito a 80 pessoas por dia. Para fazer o exame, basta comparecer no Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL) – que fica localizado na avenida FAB, no Centro de Macapá.
“Essa é uma das estratégias que nós estamos adotando: a parceria público-privada. Mesmo com o orçamento apertado que estamos tendo este ano, nós não deixamos de planejar e executar medidas que beneficiem a saúde no Estado do Amapá”, pondera o secretário estadual de Saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.
Simples e rápido, o ultrassom de calcâneo é indicado para mulheres acima de 55 anos que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose (mãe, avó ou irmã); em uso de corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto, ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.

Diagnóstico
Independente do resultado, as pessoas serão orientadas a levar o exame para um médico especialista avaliar, pois o ultrassom de calcâneo é apenas um rastreamento da osteoporose e não serve como único método diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da doença são necessários exames adicionais, dentre eles a densitometria óssea.

Sobre a osteoporose
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.
No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.


Triagem da osteoporose
Até 3 de dezembro
Local: Hospital das Clínicas Alberto Lima (Av. FAB, 70 – Macapá, AP)
Horário: das 8 às 14h
Gratuito, com atendimento restrito a 80 pessoas por dia.

Nenhum comentário: