domingo, 22 de novembro de 2009

Experimento para recriar "Big Bang" é retomado

Reuters

Com atraso de um ano, cientistas do maior acelerador de partículas do mundo reiniciaram o experimento para recriar as condições do "Big Bang", pesquisa esta que gerou sugestões de que por causa dele a Terra seria tragada por milhões de buracos negros.

Cientistas da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) formaram raios de luz capazes de movimentar as partículas em ambas as direções no Grande Colisor de Hádrons, um passo que já está além de onde o experimento parou no primeiro teste, em setembro de 2008, disse o porta-voz James Gillies.
O experimento, através do qual pequenas partículas são amassadas em uma tentativa de aprender mais sobre o nascimento do universo, fracassou apenas nove dias depois de ser iniciado devido a um problema técnico que demorou mais do que o previsto para ser consertado.

Um comentário:

Eubio disse...

Acho, particularmente, que a crença de que esta máquina seja capaz de criar buracos negros capazes de 'tragar' a terra sejam exagerados, há vários indícios de que, sim, o LHC possa gerar buracos negros, mas não na escala exigida para 'tragar' a terra, pois eles, se existirem, serão do tamanho de um proton e viajariam praticamente na velocidade da luz. Como careceriam de cerca de 30 minutos pra chegar a uma massa de 1 grama, estariam muito longe de nosso planeta quando pudessem se tornar perigosos. Há muito sensacionalismo nesta questão.

Mas não poderia deixar de reiterar que o objetivo de meu texto sobre o catolicismo foi uncamente o de deixar um alerta, pois creio que hajam muitas pessoas que sigam esta 'religião' sem ao menos ter idéia do que ocorreu de fato no seu surgimento e ainda durante o período da inquisição. Eu particularmente acho importante trazer à luz o fato de que ainda hoje, o catolicismo romano não mudou, e que ainda há nele o mesmo sentimento surgido durante a idade média. Há muito mais que não escrevi, mas que é de meu conhecimento, afinal eu teria que me estender muito para poder abordar todos os pontos que gostaria, mas fique claro que não tenho (não mais) uma visão de ódio ao catolicismo, creio que o respeito e o amor sejam os principais pontos de apoio de minha fala a este respeito. Este é um assunto que certamente voltarei a abordar, mas espero que eu não a tenha ofendido, mas se foi o caso, por favor me perdoe, não foi esta minha intenção!

Espero que não tenha afastado você de meus textos com o último.