quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Morador de Fazendinha encontra várias carteiras de estudante em matagal

O morador do Distrito de Fazendinha, José Soares, encontrou na manhã de hoje, em um matagal algo em torno de 20 mil carteiras de identidade estudantil confeccionadas pela UECSA, entidade que representa a classe de estudantes secundaristas do estado. Seu José teria se assustado quando viu as caixas abertas, outras lacradas e identidades espalhadas no local.
Imprensa e polícia chegaram até o terreno após receberem as informações. Tais documentos, segundo a assessoria de imprensa do Setap (Sindicato das Empresas de Transportes do Amapá) teriam sido adquiridos através de convênio celebrado entre o Governo do Estado e a UECSA – União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, em 2007, época em que a entidade era presidida por Caetano Bentes.
Na ocasião, a UECSA propôs ao governo uma produção de 50 mil carteiras que deveriam ser distribuídas para estudantes amapaenses com o intuito de garantir a sua meia-entrada em eventos culturais.
Há informações de que as prestações de contas referentes ao convênio ainda não teriam sido feitas.
O DPC (Departamento de Polícia da Capital), coordenado pelo delegado Ernane Soares, recolheu todo o material e instaurou inquérito policial para apurar as responsabilidades. O atual presidente da entidade será intimado para prestar esclarecimentos, a polícia vai querer saber o motivo de se desfazer das carteiras e a não prestação de contas. “Não podemos nos antecipar às investigações, mas, no mínimo, estamos diante de um crime de natureza ambiental, já que o material usado nas carteiras leva pelo menos 500 anos para ser incorporado ao meio ambiente”, explica.

A UECSA
Pedro Filé, atual presidente da Uecsa, questionou o modo como a notícia foi veiculada pela empresa. Segundo ele, a soma das carteiras encontradas chegou ao número de 5 mil somente, afirmando que o achado faria parte de uma reserva técnica que a entidade possui para eventuais necessidades. E que as mesmas teriam sido jogadas fora por pessoas que não sabiam do que se tratava. De forma desproposital, após uma limpeza na sede da entidade.

O PROCON
Para o PROCON – órgão de defesa do consumidor – a existência desse tipo de carteira que garante o direito a meia entrada de estudantes em shows, espetáculos e eventos culturais é desnecessária. Para tal, bastaria a apresentação de um documento escolar que comprovasse a condição do estudante, desde um uniforme até a carteira expedida pela biblioteca da escola.

Vamos aguardar as investigações da polícia, para saber de onde, enfim, veio todo o material encontrado e qual o destino dado ao dinheiro fruto de convênio: se teria sido gasto para tal execução.

2 comentários:

Biografia Aberta disse...

Assim como disse Pedro Filé presidente da entidade, as carteiras encontradas na fazendinha fazem parte de um excedente produzido para qualquer emergencia - falta de carteira aos estudantes - mas pessoas que permeiam o movimento estudantil assim como os que ocupam hoje a acessoria de imprensa do Setap tem a intenção de prejudicar a entidade que por muitas vezes ao longo de mais de 50 anos vem fazendo pelos estudantes amapaenses, e a imprensa amapaense faz questão de noticiar pequenas coisas ruins que acontecem na entidade, mas não dao nenhuma importancia as tantas atividades que a entidade vem fazendo.

Secretaria de Imprensa Da UECSA

Ivane Ramos disse...

Olá Rômulo, não fomos apresentados. Ficaria,aliás ficarei agradecida, se você me apresentasse as outras tantas atividades que a UECSA vem realizando.
Será um prazer divulgar e até comentar. Lhe garanto que a entidade terá espaço garantido aqui...
Obrigada pela visita!!!
Ivane*