quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SESA promove varias ações no Dia Mundial do Diabetes

Uma vasta programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra o Diabetes – realizado anualmente em 14 de novembro – está sendo preparada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento principal ocorrerá a partir das 18h do próximo sábado, no Parque do Forte, onde artistas locais se apresentarão. Já a abertura do evento será mais cedo, às 8h, quando será trabalhada em três pontos estratégicos de Macapá – mais o Parque do Forte – o projeto Universidade do Diabetes (UNIDIA), que será desenvolvido em parceria com professores e acadêmicos dos cursos de nutrição de faculdades de Macapá. A intenção é dar orientações educativas e preventivas, além de outras dicas de saúde, ao público que pratica atividades esportivas nas praças da capital.
No mesmo horário de abertura, a programação segue com a “Blitz do Diabetes”, atividade que será desenvolvida em supermercados. Trata-se de uma ação preventiva onde nutricionistas tentarão orientar os amapaenses que vão às compras a pegarem das prateleiras uma alimentação mais saudável. A Blitz se estenderá até as 15h.
Dando continuidade ao cronograma, as 16h, está agendada a Caminhada Contra o Diabetes. A concentração está marcada para as 16h, na Praça Veiga Cabral. A passeata seguirá pela rua Candido Mendes até o Parque do Forte.
Às 19h, um dos pontos mais altos da programação: a iluminação em tom azul do monumento Marco Zero do Equador. A luz representa a adesão do Estado do Amapá à luta contra o Diabetes. Na semana que se segue até 21 de novembro haverá intensificação da ações de controle, prevenção e detecção da doença. Essas atividades serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, por equipes do Programa de Saúde da Família do município de Macapá.

Tema
Educação e prevenção; este é o objetivo da Campanha do Dia Mundial do Diabetes 2009. O tema escolhido “Diabetes: Educar para prevenir”, quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com a doença. “Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam nesta causa”, explicou o secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias.

Ele falou ainda da importância do tema: “Com a prevenção conseguimos garantir um bem-estar dos pacientes, além de evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde. O investimento em programa de educação gerará uma importante economia a logo prazo, bem como resultados na qualidade de vida das pessoas com diabetes”.

Dados alarmantes
Segundo dados divulgados pela Internatinal Diabetes Federation (IDF), houve um grande aumento no número e casos e diabetes tipo 2 em todo o mundo. Estima-se que até 2025, se nenhuma atitude eficiente for tomada cerca de 380 milhões de pessoas serão portadores de diabetes. Em relação ao diabetes 1 tipo não há dados estatístico por ser relativamente comum entre a população. Cerca de 1 em cada 25 pessoas apresentam a doença.

No Brasil, de acordo com o Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), em 2007 a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. A prevalência aumenta com a idade: o diabetes atinge 18, 6% da população com idade superior a 65 anos.

O endocrinologista Dr. Wild Cavalcante, explica que o diabetes tipo 2 atinge 25% da população no Estado do Amapá, e a maiorias das pessoas afetadas são idosos. “O Diabetes é uma doença silenciosa, e os idosos são os que mais sofrem com os danos da doença. Ela é a primeira causa de cegueiras entre esta população; e a segunda causadora de amputação, além de estar associada a 50% dos casos de internação em CTIs no estado”, esclarece.




Nenhum comentário: