quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Caderneta da saúde para o adolescente chega a Macapá


A Semsa, através da Coordenação Municipal de Saúde do Adolescente, realiza amanhã, a I Oficina Técnica para Implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente
no Graziela Reis de Souza, quando adolescentes de Macapá vão conhecer um novo modo de monitorar sua saúde.

Quem participará das oficinas são os profissionais da Atenção Básic do município e aqueles da Educação que estarão abordando a importância e prática do atendimento diferenciado para os adolescentes no contexto do processo de trabalho das equipes de saúde. Haverá orientação quanto ao acolhimento e acesso aos serviços de saúde direcionado aos jovens. E ainda, ações de promoção, proteção e apoio aos adolescentes a partir da realidade de Macapá.
A caderneta será impressa em duas versões - um para o público feminino outro para o masculino, voltado para adolescentes de 10 a 16 anos constando de informações sobre como cuidar de sua saúde e de como se manter saudável, as vacinas que precisam ser feitas, além de orientações sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde bucal.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Monteiro de Jesus, no planejamento de 2009/2010, a previsão é que 9.400 jovens do Programa Saúde na Escola, tenham acesso à caderneta. “A idéias é de que com a implantação deste instrumento os jovens se sintam incentivados a buscar com mais freqüência os serviços oferecidos na rede municipal de saúde e com isso despertem a preocupação e a responsabilidade com sua própria saúde”.
Para o Ministério da Saúde, a caderneta representa a continuidade da integralidade da ação à saúde, iniciada na infância, sendo também um instrumento de cidadania, na medida em que a população adolescente se responsabiliza pela mesma, passando a acessar mais facilmente os serviços de atenção primária, garantindo assim o seu direito à saúde.

Nenhum comentário: