terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Amigos do Samba festejam o Dia do Samba

Pra comemorar o Dia Nacional do Samba, os Amigos do Samba reune dia 2 de dezembro, quarta-feira, sambistas, carnavalescos e apreciadores do ritmo, em evento realizado no Bar Teatro Carinhoso, a partir das 18h. Além de grupos de samba, de chorinho e bateria de escolas de samba, o evento será palco para a entrega do troféu Amigos do Samba, às pessoas que valorizam a cultura amapaense. Para essa ação cultural, os Amigos do Samba contam com a parceria da Amcap, Secult, Governo do Estado e Prefeitura de Macapá. Encabeçado pela maior referência do samba amapaense, o Menestrel Francisco Lino, os Amigos do Samba foi criado em 2008, quando um grupo de amigos com identidade no carnaval e grupos de samba, entre eles, Paulo Rodrigues, Aldo Moreira, Durval Melo, Tayson Tiaçú, Eri Milhomem, Manoel Torres, Jorginho do Cavaco e outros, selaram o compromisso de não deixar o samba morrer. Para isso, durante todo o ano de 2009, o grupo se reuniu na casa dos integrantes do movimento pra celebrar o samba, tocar samba e construir mecanismos para que o samba, principalmenter o samba raiz, garantisse seu espaço nos palcos amapaense. Tudo isso regado a feijoada, churrasco e gelada, sempre.
Um dos primeiros projetos com o selo Amigos do Samba foi em parceria com o sambista Jorginho do Cavaco, que no final de 2008, reuniu a nata do samba no Sesc Araxá e cantou João Nogueira. Como convidado especial, subiu ao palco Francisco Lino, Meio Dia da Imperatriz e a bateria da escola de samba Império do Povo.
Outro projeto que teve a parceria dos Amigos do Samba foi com o cantor Tayson Tiaçú, que lotou a casa de shows Carinhoso e cantou os maiores sambas de Roberto Ribeiro. Quem dividiu o palco com Tayson foi Francisco Lino, que levantou o público presente, numa demonstração de respeito e admiração pelo maior sambista amapaense.
Para o primeiro semestre de 2010, os Amigos do Samba estão viabilizando o projeto da cantora Claudete Moreira, que está selecionando um repertório onde vai cantar as Mulheres do Samba, entre elas Clara Nunes, Bete Carvalho e Lecy Brandão.
Com esse propósito de valorizar os sambistas da terra, os Amigos do Samba montaram programação para o dia 2 de dezembro focada na nossa gente. "Seria interessante trazer uma atração nacional, mas nós entendemos que em primeiro lugar temos que apoiar os nossos cantores, valorizar a nossa gente, se temos que fazer algum investimento, que seja nos sambistas daqui", falou Paulo Rodrigues, da coordenação do evento, adiantando que o sambista paraense Carlinho Sabiá, amigo particular de Francisco Lino, se ofereceu gratuitamente para participar do evento e estará dividindo o palco com o velho amigo, cantando sambas que marcaram época.
A noite será embalada pelos grupos de samba e pagode Amigos do Samba, Grupo Atitude, Jorginho do Cavaco, Tayson Tiaçú, Meio Dia, Lolito do Bandolim, Sebastião Mont'alverne, Sobral, Tavares e Maria dos Anjos.
Para fazer parte dessa grande rodada de samba, foi disponibilizado 300 camisetas personalizadas, que estão sendo vendidas a R$ 20,00 com direito a feijoada, churrasco, cerveja em garrafa e caldo de feijão, a vontade.

Para adquirir a camiseta/convide ligar para 9119 3195 / 8135 0064 (Eri) ou 8115 9503 (Irene).

Nenhum comentário: