terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AP ganha novo modelo para tratamento da Tuberculose

Duas capacitações serão realizadas no início do mês de dezembro para dar início ao processo de implantação do Novo Esquema de Tratamento da Tuberculose, que vem sendo defendido pelo Ministério da Saúde.
O Grupo de Controle da Tuberculose e Hanseníase que é dirigido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde é quem coordenará os estudos. De acordo com informações da Sesa, o primeiro treinamento aconteceu hoje e segue até amanhã,2, no auditório da CVS, quando foi apresentado o Seminário de Sensibilização e Monitoramento para Gestores e Profissionais Responsáveis por Programas de Tuberculose e Hanseníase.
Médicos e enfermeiros, tanto do estado quanto do município, foram o público alvo.


Outro
Já nos dias 9 e 10, técnicos do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde estarão em Macapá para ministrar o curso que vai preparar enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos para o sistema de funcionamento do novo Esquema de Tratamento da doença – previsto para começar a funcionar em janeiro de 2010. No total, o curso abrangerá 34 profissionais dos 16 municípios.
"Durante a nossa gestão frente a secretaria de Saúde, nós sempre estivemos em sintonia com as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde. E após o planejamento e treinamento transformamos em ações práticas essas recomendações”, ponderou o secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.

Painel
Um painel de orientação de acadêmicos de cursos voltados para a saúde foi preparado pelo Grupo de Controle da Tuberculose e Hanseníase com o intuito de passar conteúdo sobre atividades de combate e controle desenvolvidas no Estado. A exposição seguiu até a sexta passada.

Nenhum comentário: