terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Agricultura familiar é tema de encontro regional da Embrapa em Macapá

Dulcivânia Freitas/Embrapa


Um grupo de pesquisadores e analistas da Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária (Embrapa) participa em Macapá, no período de 2 a 4 deste mês,na Embrapa Amapá, do Encontro da Rede em Agricultura Familiar da Embrapana Região Norte. O evento é realizado pela Embrapa Amapá, Embrapa Cerradose Embrapa Acre, tendo como tema geral “Agricultura Familiar na Amazônia:do conceito à prática e interface com etnociência”. Os participantes sãotécnicos da Embrapa envolvidos com projetos em agricultura familiar (AF) epopulações tradicionais e indígenas, técnicos de outros órgãosgovernamentais e representantes de segumentos das populações tradicionais.

Encontro da quarta

Na quarta-feira, 2, primeiro dia do encontro, o representante da EmbrapaCerrado, Amabílio Camargo, fará uma apresentação sobre o ProjetoAgrofuturo, que tem como foco o fomento à formação e fortalecimento deredes de pesquisa na Embrapa. Em seguida a pesquisadora da EmbrapaAmazônia Oriental (Belém/PA), Dalva Maria da Motta, será responsável pelaapresentação de perspectivas de pesquisas para agricultura familiar,populações tradicionais e conservação da biodiversidade. Ainda naquarta-feira, a partir das 15 horas, uma representante do Instituto deMulheres Negras do Amapá (IMENA) vai falar sobre a situação das mulheresquilombolas das comunidades do Curiaú, Casa Grande e Campina Grande,concluindo as discussões do dia relacionadas a territórios tradicionais erurais na Amazônia.


Encontro da quinta
Na quinta-feira, 3, haverá apresentações de experiências de projetosvoltados para agricultura familiar e etnociência executados pelas Unidadesda Embrapa nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá.Durante a tarde, o pesquisador da Embrapa Cerrados, João Roberto Correia,fará uma apresentação da estrutura atual da rede em agricultura familiar eem seguida os participantes serão divididos em grupos para sistematizaremas anotações sobre o enfoque da Embrapa para a agricultura familiar, asações prioritárias para fortalecer a rede na região Norte, oportunidades edificuldades comuns e pontos de integração entre as Unidades da Embrapa. Aintegração dos trabalhados e construção de visão, missão e metas da redeem agricultura familiar na região Norte será o tema da apresentação dopesquisador Moacir Haverroth, da Embrapa Acre. No terceiro e último diaserá feito o mapeamento das oportunidades e expectativas de integração deeixos de trabalho ou competências e também a elaboração de linhastemáticas para elaboração de um projeto em rede.

Nenhum comentário: