segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bailique ganha curso de piscicultura

A Embrapa realizou neste final de semana, no arquipélago do Bailique, um curso de piscicultura para 40 pescadores da região. O curso de salga e defumação e de piscicultura com técnicas de manejo, sanidade e alimentação foi ministrado por pesquisadores da Embrapa Amapá e do Pantanal, termina nesta segunda-feira.
O trabalho foi a resposta dada pela Empresa para os pescadores da Colônia Z-5 do Bailique que já haviam mostrado anteriormente tal necessidade. A sede onde os pesquisadores ficaram alojados foi a Comunidade do Fraquinho, que faz parte das 38 comunidades do arquipélago formado por oito ilhas.

Em julho passado, os técnicos realizaram uma viagem até o local para fazer uma prospecção com a finalidade de verificar de perto o ambiente e propor alternativas de tecnologias com vistas a combater a escassez do pescado que vem se agravando ao longo dos anos. Segundo César Santos, que esteve presente na referida visita, a principal demanda de orientação técnica encaminhada pela comunidade pesqueira para ser atendida este ano foi o curso ofertado, obtido graças a recursos conseguidos através de emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP).

A Colônia de Pescadores é composta de 1700 associados, correspondendo a 60% da força de trabalho da região do Bailique, informações obtidas junto ao presidente da entidade, Rubem Rocha, que apontou como um dos motivos, o método como é feito a captura cujo impacto no meio ambiente é grande, resultando na redução do estoque de peixes em todo o país. Todavia, o arquipélago tem aspectos favoráveis, como por exemplo, a abundância de água de boa qualidade, o clima e a localização geográfica na foz do rio Amazonas com proximidade ao Oceano Atlântico.


Foto: Carlos Alberto Moraes

Nenhum comentário: