quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pesquisas de saúde ganham recursos após assinatura de convênio



SESA(Secretaria de Estado da Saúde) e SETEC (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia) assinaram hoje pela manhã, convênio no valor de R$ 240 mil com o Governo Federal através do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para subsidiar a execução do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Do total apresentado, R$ 40 mil é contrapartida do Estado.
O Programa é criação do Minístério da Saúde que tem como finalidade apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados a atividades de pesquisa na área de saúde em todo o país.


O Amapá teve doze propostas apresentadas, destas, seis foram aprovadas através de edital, e estão aptas a receber os incentivos. As atividades devem iniciar em janeiro, e terão duração de dois anos. Os orojetos de pesquisas que serão executados no Amapá são baseados nas potencialidades medicinais, como por exemplo, o trabalho de avaliação de resposta terapêutica em pacientes com malária da pesquisadora Margarete Mendonça Gomes, do LACEN (Laboratório Central).


Apoio
De acordo com Aristóteles Vianna, titular da SETEC, a função da sua secretaria é a de apoiar as novas descobertas por meio de pesquisas científicas e tecnológicas, principalmente na área de saúde para beneficiar a população. O secretário Pedro Paulo Dias de Carvalho se mostrou satisfeito com as propostas apresentadas, "agora vamos para o passo mais importante que é o início das pesquisas e, esperamos poder chegar a resultados valiosos", disse.
O programa é coordenado pela Fundação de Amparo a Pesquisas (FAP´s), Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia que fará a gestão financeira do programa.

Nenhum comentário: