sexta-feira, 21 de maio de 2010

Embrapa realiza treinamento para produtores de banana em Laranjal do Jari

Produtores rurais do município de Laranjal do Jari, no sul do Estado do Amapá, e de Monte Dourado, município de Almeirim, no Estado do Pará, recebem nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, um treinamento de tecnologia de produção de mudas de bananeiras ministrado pelo agrônomo Jackson dos Santos, da Embrapa Amapá. A maioria dos produtores participantes são da localidade “Padaria” (Laranjal do Jari), onde moram cerca de 270 ribeirinhos dedicados à agricultura de subsistência e extrativismo. Esta atividade, que faz parte do Programa PAC Embrapa de Transferência de Tecnologia, é uma continuidade da parceria entre a Embrapa Amapá e a Fundação Orsa que resultou na instalação de um viveiro de produção de mudas de bananeiras, que têm entre outras características a tolerância à sigatoka- negra, a principal doença que compromete a produção de banana no Amapá.
As mudas são de materiais chamados de Pacovan Ken, Garantida, Caprichosa e Maravilha, adquiridas da empresa Campo Biotecnologia Vegetal Ltda, incubada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) em parceria com a EBDA. Cerca de quatro mil mudas foram plantadas nas localidades de Laranjal do Jari e de Monte Dourado no final de dezembro de 2009. De acordo com o supervisor de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Walter Paixão de Sousa, as mudas originadas do viveiro
instalado pela Fundação Orsa serão utilizadas para implantar unidades demonstrativas de cultivo em comunidades do Território Sul do Amapá, formado pelos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Mazagão, por meio das áreas dos produtores colaboradores. “Nas unidades demonstrativas, o agricultores recebem as mudas e se responsabilizam pela implantação, insumos e tratos culturais”, acrescentou Sousa. A assistência técnica será do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Amapá (Rurap)
com acompanhamento da Embrapa Amapá. (Ascom Embrapa/AP).

Nenhum comentário: