quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lançamento de Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana


Hoje a noite, às 19h00, na Fortaleza de São José, será lançado o livro Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana, de autoria do professor Augusto Oliveira. Classificado pela minha amiga Marileia Maciel como bastante diverso, a obra se destina a pesquisadores, professores, alunos e a todos que apreciam uma boa leitura sobre a terrinha e nossa gente.  
Olhem o charme: é um livro bilíngue, português e francês, organizado por Augusto cuja proposta é a de registrar e divulgar aspectos culturais da comunidade de ribeirinhos da Ilha de Santana sob o olhar de acadêmicos de Turismo. Isso ai é que é a massa, o trabalho de quem é da terra, com o olhar de quem nasceu aqui...

A profundeza do trabalho, Augusto Oliveira explica assim: “Nas oficinas com meus alunos do curso de Turismo procurei dar uma nova perspectiva para o ensino da antropologia e da cultura local. Juntei minha experiência com pesquisas de campo nas comunidades tradicionais e a minha paixão pela técnica e arte fotográficas, assim­ surgiu esse olhar etnofotográfico sobre aquela gente muito acolhedora da Ilha de Santana”.
Deixa ver o que mais: a edição foi elaborada pela Editora Genildo Batista, que está estreando no mercado amapaense agora. Ela foi criada para divulgar os trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação aqui do Estado, e se prepara para lançar seu segundo título, desta vez, na área de arqueologia.
Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana estará sendo vendido a R$ 20,00, por ocasião da noite de autógrafos. Haverá também atrações musicais e poéticas. 

Nenhum comentário: