quinta-feira, 1 de julho de 2010

IMAP atesta: água do Perpétuo Socorro está impróprio para banho

O IMAP (Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá) através de uma equipe de quatro biólogos e químicos, realizou desde o início de junho, um monitorametno nos balneários mais visitados do Estado para averiguar as condições da água para os banhistas que se preparam para as férias.
Dos balneários visitados, seis deles: Perpétuo Socorro, Ferreira Gomes, Porto Grande, Curiáu, Gruta e Fazendinha foram analisados pelos técnicos, que detectaram que apenas no bairro Perpétuo Socorro, onde foram feitas cinco coletas, foi reprovado em virtude de terem sido encontrados coliformes fecais.
O restante está no padrão exigido pela Conama. Dentre os exames realiados verifica-se o de coliformes fecais, PH (acidez) oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, condutividade, temperatura do ar e da água, e a turbidez - relacionado a cor da água.
Através do projeto Balneabilidade chega-se a análise das águas de cada balneário, além de determinar sua classificação para o banho. Nele, a população consegue saber se as águas aonde os banhistas aproveitam suas férias estão próprias ou contaminadas, seja por esgotos domésticos ou efluentes de outros empreendimentos.
A verificação da contaminação é feita através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.Coli) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local, causando por exemplo a Hepatite.

Nenhum comentário: