quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ministério Público e Polícia Civil firmam parceria

O curso de Mediação de Conflitos, promovido pelo Ministério Público do Amapá, ministrado pelo jurista de Santa Catarina, Roberto Faustino da Silva, acontece no período de 16 a 23 de agosto e conta com a presença de dez policiais civis. O interesse dessa classe partiu durante reunião do promotor de Justiça Paulo Veiga, coordenador-geral do programa MP Comunitário, com o diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Ernane Soares.
Na reunião, o membro do Ministério Público discutiu sobre a possível celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil, através da Coordenadoria de Ensino Corporativo, para desenvolver uma política permanente de mediação de conflitos. “Nosso objetivo é fortalecer o vínculo com a Polícia Civil, por meio da capacitação dos conselheiros de segurança em mediadores comunitários, além de preparar professores em multiplicadores de mediação”, declarou Paulo Veiga.
Para o delegado Ernane Soares, um acordo firmado com o MP-AP só irá fomentar o entendimento policial, no que tange à segurança pública e à aproximação com a comunidade. “Através da mediação, instrumento eficaz do Ministério Público, iremos tentar combater a criminalidade, por isso a importância da capacitação de nossos policiais”, informou o delegado.
O palestrante, Roberto Faustino, informou que o curso irá capacitar não só membros e servidores do Ministério Público, mas também policiais, estudantes e líderes comunitários, para estarem aptos a atender conflitos individuais ou coletivos. “Devido o dia a dia do policial que lida com conflitos, participar desse curso é muito importante, já que a mediação é um método para justamente combater esse conflito”, enfatiza o jurista.
Capacitação
Em sua segunda edição, o curso de “Solução de conflitos e mediação” vai capacitar aproximadamente 50 pessoas, divididas em duas turmas, uma no horário da manhã e outra da tarde.
Segundo Roberto Faustino, a capacitação se inicia com os princípios básicos de conflitos, comunicação e as cinco maneiras de administrar conflitos. Em seguida, serão trabalhados capítulos de negociação e exercícios práticos e finaliza-se com a teoria da mediação e com três exercícios simulando os atendimentos. “O ponto forte desse curso são os exercícios simulados de mediação, pois é o momento de colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria. Todos sairão daqui, sem exceção, sabendo fazer uma boa mediação”, afirma Faustino.
Para a estudante Claire Castro, do 10º semestre do curso de Direito, da Faculdade Seama, essa é uma oportunidade única em sua vida, já que foi uma das três sorteadas da sua turma para participar do curso. “Logo que surgiu a oportunidade de participar me interessei na hora, pois sei que vai me ajudar não só na área profissional, mas em minha vida pessoal. E me coloco à disposição da Instituição para atuar no programa MP Comunitário junto com os demais mediadores”, declara a futura mediadora de conflitos. (MPE/AP)

Nenhum comentário: