domingo, 20 de dezembro de 2009

Banco da Amizade também terá festa

Por Marileia Maciel

A festa popular de fim de ano mais tradicional da cidade já está sendo organizada. É o aniversário de 38 anos do Banco da Amizade que reúne gente de toda a cidade e de todas as idades no bairro do Laguinho para contar piadas, rever amigos e participar de toda a programação que tem samba, pagode, marabaixo e outras tradições características do bairro.
Realizada após o natal, dia 26 de dezembro, o que iniciou com uma brincadeira no antigo banco de madeira para comemorar o nascimento do neto de um de seus mais ilustres moradores, o Sacaca, se transformou numa grande festa que, sem apoio dos governos, cresce a cada ano com a colaboração de alguns empresários e dos moradores mais próximos.
A festa começa logo cedo, às 6:00, com a alvorada de fogos e início dos preparativos para o grande almoço que é servido a todos. Os pioneiros e novatos, que ainda moram no Laguinho ou não, começam a chegar e se preparar para o futebol que é jogado na quadra da escola Azevedo Costa, numa competição de gerações. O almoço é servido às 13:00 com uma farta mesa de churrascos e caldos que fica posta até o fim da tarde. Às 15:00 iniciam as apresentações no palco que é armado no meio da rua.
Está confirmada a participação do marabaixo infantil do Artur Sacaca, grupo Raimundo Ladislau, que vai apresentar o mesmo espetáculo do Encontro dos Tambores, o grupo de marabaixo de Campina Grande, sob o comando de Mestre Jacundá, o batuque do Curiaú com Raízes do Bolão, e o Azebic, da Favela. Outros grupos estão sendo convidados. Segundo o organizador Carlos Peru, a intenção é repetir o “marabaishow”, que reuniu grupos de marabaixo de todo o Estado no início deste ano e fez sucesso. Para encerrar a noite tem o grupo Perfil do Samba que terá a participação especial de muitos convidados sambistas.
A festa é aberta mas são comercializadas camisas da festa que custa R$ 20,00 e canecas, R$ 5,00. Serão distribuídos além do caldo e churrasco, gengibirra e vinho, bebidas que fazem parte da tradição da festa.

Nenhum comentário: