terça-feira, 23 de março de 2010

Brasil X França: um conflito ainda sem solução

A Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá está paripasso no Itamaraty para que a segunda reunião em busca de uma solução para os confrontos ocorridos na fronteira Brasil-Guiana. Representantes do Itamaraty, órgão máximo para tratar de assuntos internacionais e de relações exteriores do Brasil, estiveram aqui no Amapá.
A segunda reunião está marcada para a semana que vem, e a proposta do Amapá seria a criação de um vice-consulado no Oiapoque e outro em São Jorge como forma de ter mais controle sobre os brasileiros que se aventuram a ter uma vida lá fora. "Se o Itamaraty não se instalar, muitos conflitos ainda virão", diz o presidente da Comissão, deputado Paulo José.
Os representantes amapaenses consideram que está na hora do governo brasileiro mostrar uma posição e uma solução a respeito do caso. Para nós, amapaenses, não é nenhuma novidade as barbaridades que são cometidas contra os que saem do Brasil para pisar em Caiena ou outro pedaço de chão francês. Até então, tais notícias sói circulavam por aqui, e ficavam como vagas notícias, nada além.
Ninguém quer tirar a razão da Gendarmerie, em defender seu chão, sua nação, até porque foi pra isso que eles foram doutrinados, mas continuo batendo na mesma tecla. Ninguém, vê um francês circulando em Macapá para ele, como se o próprio fosse bandido e manda de volta para Caiena.

Nenhum comentário: