quarta-feira, 17 de março de 2010

Conflito em Oiapoque mobiliza bancada federal em Bsb

(Fotos: Ascom Dep. Janete Capiberibe)
Os olhos do amapaense se voltaram para as telas de teve, no dia 9, terça-feira, quando foi registrado mais um conflito entre brasileiros e a polícia francesa, conhecida como Gendarmerie. O que se sabe é que um grupo de brasileiros que levava aproximadamente 600 gramas de ouro, foi preso sob a acusação de contrabando. Desta vez, o fato ocorreu ainda nas águas do Rio Oiapoque, momento em que os catraieiros foram abordados pela polícia.
O fato chamou a atenção da bancada federal que se reuniu para buscar soluções que amenizem aquela nova tensão. O que os parlamentares querem é uma ação mais incisiva de proteção aos brasileiros, especialmente vinda do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). O Exército também foi procurado, em vista da necessidade de operações de fiscalização na área de fronteira, sabe-se que em janeiro dois disparos foram feitos em direção a uma catraia onde estavam cinco brasileiros, que naquele dia havia retornado duas vezes para inspeção.
As autoridades amapaenses sabem do direito que a França tem de proteger suas terras, mas se recusa a concordar com o modo como a Gendarmerie executa tal proteção. Uma audiência pública deverá ser realizada para debater características econômicas, sociais, diplomáticas e migratórias daquela região. Mas o que os oiapoquenses e brasileiros vindos de outras regiões do Brasil para tentar a sorte em Caiena esperam, é que as medidas de seguranças sejam executadas.

Bancada amapaense com a Comissão de Relações Exteriores.

Não tenho nada contra os franceses, eles são muito bem vindos a minha terra, principalmente quando se chegam das amapaenses para tirar 'bom proveito', e falo isso, não no sentido preconceituoso da coisa, pois das cenas que costumo assistir nessa minha vida boemia, elas não me parecem nem um pouco decepcionadas ou maltratadas pelos estrangeiros. Mas da questão social em si, pois a gente sabe muito bemque nem todos os franceses que pisam no Amapá vem atrás de casamento ou formar família, e nem por isso a gente pega pedaço de pau ou revólver para sair atirando neles.
Eu me pergunto o que é pior?




A política de combate ao garimpo ilegal – já que as duas margens do Rio Oiapoque (Brasil e França) abrigam áreas de proteção integral – que é levada a cabo pelo governo brasileiro está afetando a subsistência da população da Vila Brasil, instalada no Parque Nacional do Tumucumaque, sob o argumento de que serviria de entreposto de abastecimento dos garimpos na Guiana e no Suriname. Toda a carga que sobe pelo Rio Oiapoque para abastecer a Vila Brasil é vistoriada por soldados do Exército Brasileiro, na altura da Gran Roche.

Nenhum comentário: