quinta-feira, 31 de março de 2011

MS divulga calendário de vacinação em cães e gatos

No Amapá a campanha inicia em setembro e a estimativa de cães e gatos a serem imunizados é de 93.982


O Ministério da Saúde (MS) definiu o período de vacinação contra a raiva animal em todo o país. A campanha está prevista para ocorrer em duas etapas. Oito estados realizam a vacinação em julho e 17 em setembro.
Essa definição considerou a avaliação da situação da doença em cada região, a cobertura vacinal em 2010 e o cronograma de fornecimento da vacina. A partir de maio, as vacinas começam a ser distribuídas às Secretarias Estaduais de Saúde, que enviam para os municípios.
No Amapá a campanha inicia em setembro e a estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é imunizar aproximadamente 93.982 cães e gatos, e estão previstas 103.380 doses da vacina. Ao todo, serão adquiridas 32 milhões de doses para vacinar uma população estimada em 29 milhões de animais.
Todas as vacinas, que serão utilizadas na campanha, passam por testes, e só depois de aprovadas e liberadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) serão distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados.

Vigilância no Amapá
“A Coordenadoria de Vigilância em Saúde ajuda em situações complementares, já que o monitoramento e prevenção são realizados pelo município, ajudamos também na distribuição das doses aos municípios do Estado, na logística da campanha, enfim, prestamos uma cooperação técnica com a zoonose de Macapá”, esclareceu o chefe estadual de vigilância epidemiológica, Patrício Almeida. (por Marcelle Corrêa, Secom)

Jornalistas continuam competição no Desafio Sebrae

Durante dois dias, profissionais de comunicação e jornalista amapaense vivenciam, na prática, a administração de uma empresa  
 

Jornalistas Alessandra Lameira, do Amapá, e Ercília Wanzeler do Pará;

Jornalistas, das cinco regiões do país, participam no Rio de Janeiro, da versão compacta do jogo virtual Desafio Sebrae. Durante dois dias, 29 e 30 de março, o grupo vivencia a experiência de administrar uma empresa de instrumentos musicais, o mesmo tema do jogo competido por estudantes universitários em 2010.

Durante os dias de competição, os jornalistas utilizam a mesma estrutura física disponibilizada para os alunos competidores do Desafio Sebrae Internacional, que tiveram a última etapa da competição encerrada na tarde desta quarta (29).
A equipe vencedora dos jornalistas será conhecida nesta quarta-feira (30), durante coletiva de imprensa com a diretoria executiva do Sebrae, às 15h, no hotel Golden Tulipi, no Rio. Eles irão receber um prêmio simbólico.
Alessandra Lameira, do Jornal do Dia amapaense conta que o game business do Desafio Sebrae faz com que o participante aprenda a ter noção de empreendedorismo, uma visão para o futuro, o que permite a geração de novos negócios e faz com que se tenha um espírito empreendedor e competitivo, fatores essenciais para se garantir no mercado dos negócios. “Participar desse game foi uma experiência bastante inusitada, além da minha equipe ser formada por participantes oriundos de outros estados, podemos identificar como as discussão em torno do jogo fortaleciam as nossas idéias. Contudo, fiquei nervosa, levando muito a sério a brincadeira proposta pelo Sebrae e prestando muito atenção em cada dica”, disse a jornalista Alessandra. (Ascom Sebrae)

Amapá terá sua 1ª defesa de Tese de Doutorado na área de Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical - Mestrado e Doutorado

Com quatro anos de atividades, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) vem atingindo o objetivo de formar profissionais com uma forte base científica para colaborar com os esforços de promoção da conservação, da gestão e do uso sustentável da biodiversidade do Amapá. Criado em julho de 2006, através de uma parceria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amapá) e da Conservação Internacional (CI-Brasil), o PPGBIO é referência entre os cursos de pós-graduação da UNIFAP e o primeiro, entre os programas de pós-graduação de todo o país, voltado para a qualificação específica em biodiversidade tropical.
Atualmente com 32 defesas de mestrado, o PPGBIO tem a satisfação de anunciar sua primeiria defesa de doutorado. A pesquisa é da pós-graduanda Ediluci do Socorro Leoncio Tostes Malcherr inttitulada: “Influência da sazonalidade sobre a composição química e atividade antioxidante do açai (Euterpe oleracea Mart.)” que conta com a orientação do Prof. Doutor José Carlos Tavares Carvalho. A pesquisa contempla a área de uso sustentável da biodiversidade, uma das linhas de pesquisa do curso. A defesa ocorrerá no dia 01 de abril de 2011, às 8 horas no auditório da Reitoria.
Esse é o resultado de uma importante parceria entre as instituições conveniadas que vem cada vez mais fortalecendo a pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento sobre a nossa rica biodiversidade. (por Teresa Cristina Dias - Professora Adjunta IV)

domingo, 27 de março de 2011

*AQUÁRIO *

(de 21 de janeiro a 19 de fevereiro)

Se o que se quer é a boa esposa
A aquariana pousa.
Se o que se quer é uma outra coisa
A aquariana ousa.
Se o que se quer é muito amor
A aquariana
É a mulher macho sim senhor.
Porém não são possessivas
Nem procuram dominar
Ou são meigas e passivas
Ou botam para quebrar.

A fonte distante


Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Um santo anacoreta vivia num pavoroso deserto, e somente Deus e os anjos sabiam onde ele se escondia. Para conseguir água era obrigado a ir muito longe. Um dia, cansado de andar tanto, disse a si mesmo: “Será que precisa mesmo fadigar deste jeito? Vou construir a minha cela perto da nascente”. Na volta, ao longo do caminho, percebeu alguém atrás dele contando os seus passos. Perguntou quem era e o que estava fazendo.  Recebeu como resposta que quem o seguia era o anjo do Senhor encarregado de contar os seus passos, para poder dar-lhe, um dia, a recompensa. O santo anacoreta entendeu logo a situação e reconstruiu sua cela mais longe, ainda, para que aumentasse o seu merecimento.
Podemos sorrir da boa vontade do anacoreta, tão preocupado com os futuros merecimentos frutos das suas fadigas. A questão é que poucas vezes pensamos nisso, todos fascinados pelas vantagens imediatas dos nossos esforços e empreendimentos. No fundo, porém, é questão de fé e; mais ainda, em que Deus dizemos acreditar. Um Deus “quebra-galho” seria o mais querido, mas talvez, também, o mais criticado pelos invejosos e eternos insatisfeitos. Com certeza um deus distribuidor de favores e de vantagens, não é o Deus Pai que Jesus veio nos fazer conhecer. O Deus de Jesus Cristo está sempre pronto a satisfazer a sede mais profunda do ser humano, sede que não se resolve simplesmente com bens ou riquezas materiais. A sede e a fome – de bem e de amor - que desejamos, mesmo sem saber, somente Aquele que é a plenitude do bem e do amor pode satisfazer. Porque só mesmo o Deus-Amor pode amar plenamente a todos, justamente, como uma fonte que nunca esgota a sua água pura e deliciosa e à qual todos podem se aproximar.
Mais ou menos isso foi o que Jesus procurou ensinar à mulher Samaritana à beira do poço de Jacó. Tudo começou com o Senhor pedindo um pouco de água para beber. Água que a Samaritana todo dia devia ir buscar e carregar para casa. Um trabalho fadigoso do qual gostaria de ser poupada. Jesus, porém, logo fala à mulher de outra água que ele pode lhe oferecer. Água que também vai satisfazer outra sede e que, por sua vez, quem experimentar, saberá oferecer a outros. Esta água só pode ser o amor de Deus, que as nossas palavras não conseguem explicar e nem os nossos instrumentos medir totalmente, porque não tem explicação humana e nem pode ser medido.
Com efeito, é muito difícil para nós entendermos “uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. Que fonte? Que água? Que vida eterna? A mulher Samaritana conhecia bem o amor humano, com todas as suas paixões e os seus desencantos. É a essa mulher que Jesus fala dos verdadeiros adoradores do Pai, “em espírito e verdade” e não na disputa de lugares ou de caminhos privilegiados. Deus é Pai de todos, é fonte inesgotável de amor e de alegria, de paz e de vida para quem o acolhe e confia. Quem corresponde a esse amor também aprende a amar mais; algo de novo lhe acontece: pode anunciar aos outros as maravilhas de Deus. Sua própria vida torna-se um testemunho luminoso de esperança. Quem toma da água da fé e do amor de Deus, satisfaz a sua sede e se torna uma fonte para ajudar outros a encontrar o sentido mais profundo da vida.
Todos nós temos muitas sedes, somos eternos buscadores e aprendizes. No entanto, para todos chega a hora certa do encontro; para todos existe um poço para parar e dialogar com quem pode nos revelar toda a nossa vida, de maneira melhor e mais do que nós mesmos sabemos e conhecemos. Isso mesmo, a nossa própria vida, aberta como um livro, para reconhecer os nossos fracassos e incertezas, para ouvir a resposta às nossas dúvidas e perguntas. É a hora da verdade que faz bem, não humilha, mas liberta porque vamos saber que somos amados mais do que podíamos imaginar. Ficaremos tão felizes que não seguraremos esta boa notícia, mas gritaremos a todos a descoberta que fizemos como a Samaritana. O Deus verdadeiro não engana, não arranca nada, somente doa e enriquece.
Neste tempo de Quaresma vamos esticar um pouco mais as nossas andanças e as nossas buscas, quem sabe para reencontrar Alguém que temos esquecido: a fonte da bondade que nunca seca. Podemos encontrá-lo na sua Palavra, na Eucaristia, no Sacramento do Perdão, num irmão sofredor, nas lágrimas de um abraço tão esperado.
Vale a pena andar um pouco mais, como o santo anacoreta. A recompensa será surpreendente, acreditem.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nota Oficial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá (Sindjor/AP) torna público seu repúdio ao tratamento desrespeitoso dado ao jornalista Seles Nafes Melo da Silva Júnior, Secretário Geral desta Entidade, pelo blogueiro Heverson Castro, em documento divulgado pela Internet.


De forma leviana, o blogueiro atenta contra a conduta profissional de Seles Nafes, jornalista respeitado no meio jornalístico e que goza de credibilidade junto à sociedade amapaense.

O ataque do blogueiro foi motivado por críticas feitas pelo jornalista ao Governo do Estado. Aliás, a reação de Heverson tem explicação. O blogueiro ocupa, indevidamente, vaga de assessor de comunicação na Vice-Governadoria, cargo exclusivo de jornalista.

No documento, Heverson usa termos que, além de denegrir a imagem do profissional, causa constrangimento aos demais jornalistas brasileiros pelo tratamento deselegante dado a um colega de profissão.

A democracia permite o direito ao contraditório e isso precisa ser respeitado. Heverson Castro precisa saber conviver com as divergências políticas e ideológicas.

Qual seria então o interesse de Heverson em defender o Governo? Se faz parte do Governo, tem todo o direito.

O blogueiro precisa conhecer o papel do profissional do jornalismo. O jornalista pode sim trabalhar para diferentes correntes, sem atrelamento a qualquer uma delas. O que o jornalista não pode é vestir camisa de partido político, mas sim vender sua força de trabalho, seja para quem for.

Seles Nafes vai acionar judicialmente Heverson Castro por injúria, calúnia e difamação.

Por tudo, o Sindjor se solidariza com o jornalista Seles Nafes e exige respeito aos dirigentes das entidades representativas dos jornalistas brasileiros.

Macapá, 23 de Março de 2011.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amapá

quinta-feira, 24 de março de 2011

Recomeçar

Definido local de provas do Processo Seletivo para Estagiários de Direito do MPF/AP

No dia 3 de abril, candidatos deverão comparecer à Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares munidos de documento de identificação, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta. As provas do Processo Seletivo para Estagiários de Direito do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) vão acontecer no dia 3 de abril, domingo, na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, situada à Avenida Feliciano Coelho, 117 - Trem.
Os candidatos deverão apresentar-se no local com 30 minutos de antecedência munidos de documento de identidade, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul. Durante a realização das provas não será permitida consulta a qualquer tipo de material.
O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será constituída de prova objetiva contendo 50 questões. A segunda, de dissertação acerca de tema relativo às disciplinas indicadas no Anexo I do edital.
A classificação do candidato depende da obtenção de, no mínimo, 25 pontos em cada uma das provas. Os aprovados comporão cadastro de reserva e serão chamados à medida que surgirem vagas no prazo de validade do concurso: seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
Informações gerais sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site da Procuradoria da República no Amapá, no endereço http://www.prap.mpf.gov.br/. (Ascom/MPF-AP)