segunda-feira, 31 de maio de 2010

Comemorações ao dia do Policial Militar, Civil e Bombeiro Militar Feminino

Amanhã, às 09h00, será realizada na plenária da Câmara Municipal de Macapá, a sessão solene em homenagem ao dia municipal do Policial Militar, Civil e Bombeiro Militar Feminino. A iniciativa partiu da vereadora Cristina Almeida que através da lei número 1715/2009 - PMM, que institui no âmbito do município de Macapá, o dia desses três profissionais, que deverá ser comemorado todo dia 1º de junho.
O objetivo é reconhecer o esforço dessas bravas mulheres que durante a sua carreira passaram por vários testes físicos, psicológicos e morais. Para a vereadora, as mulheres que fazem parte dessas categorias são vencedoras por terem conquistado seu espaço com lutas, dignidade e ética, equiparando-se aos homens em direitos e deveres. "Hoje, não é só um dia comemorativo, a lei é instrumento de incentivo no combate a discriminação ainda sofrida por essas mulheres, e abre oportunidade de promover soluções para as dificuldades enfrentadas por elas".
De minha parte, deixo o meus parabéns para muitas delas que conheci nessa lida de repórter policial. Mulheres batalhadoras, simpáticas e fortes que conseguem desempenhar o seu trabalho com tamanha desenvoltura e nunca perder o brilho. As meninas que trabalham com o delegado Ronaldo Coelho na DPE, nossa!! São maravilhosas...delegada Carmem Cristina que agora está no interior, delegada Regina Brandão, da DECCM, a Cabo Leila, Tenente Marizete, dois anjos de candura da PM...e muitas outras, que conheci devagarzinho pela Civil do Amapá.
Parabéns a todas!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Adeus, meu Querido Velho!

Depois de quase cinco meses meu pai resolveu levantar a bandeira branca, resolveu se emudecer, fechar os olhos para as tristes paredes encardidas do Hospital das Clínicas Alberto Lima. Cansado, já não dormia mais, nem os cochilos de quinze minutos conseguia dar, era muita agonia dividida em um corpo de pouco mais de 1,75 metros...sentia, que ele sentiu ser o momento da pausa.
De arrebate não aceitei, não aguentei, chorei...cantei, chorei novamente. Aos poucos fui imaginando que se creio em uma outra vida, mais ampla do que esta que vivemos aqui, pregando o materialismo, eu deveria aos poucos ir me deixando largar da sensação de perda que me afligia.
Parei de pensar em pedir, não fazia sentido mais ouvir os ‘ais’, os inúmeros pedidos de ‘me leva pra casa’, a voz rouca. E ver ele ali, deitado, silencioso, me fazia lembrar do descanso, descanso que ele merecia.
De longe a gente pensa que câncer é a pior doença do mundo. Mas é bem pior que isso, ou melhor, muito pior que isso. Você vê famílias se revesando, outras ficando naquelas enfermarias, vendo seus filhos, maridos agonizando de dor, uma dor funda por dentro, uma dor que de tanto 'ai' continua sem descrição e pensa: Coisa pouca é bobagem.
Uma aprendizagem o câncer trouxe de bom para nós, se é que eu possa dizer isso. Ele nos aproximou, ele nos trouxe de volta, mostrou o que é uma família, como é ser família. Ainda choro pela falta do meu pai, aquele pai que só pude aproveitar durante uns seis meses, um pai bobo, um pai criança, um pai que pedia, que dava..., que continuava brigando...risos
Um pai que acho eu, deve ter reencarnado acreditando ter cumprido seu compromisso com a gente. Um pai com defeitos, mas um pai que acima de tudo fazia o que de possível fosse para fazer nossas vontades, satisfazer nossos desejos...
A falta agora é grande, dói, mas eu me guardo em orações para manter o ‘meu velho’ lá em cima, junto com meus outros, de alma leve, menos carregada dessas impurezas do mundo material, não quero mais dor para ele, agora quero paz...agora só quero rezar.
A vocês que me acompanham durante esse um ano, eu peço do coração, de coração. Rezem pelo meu querido velho...lembrem do Nonato em suas orações, para que ele prossiga em paz a sua outra jornada. Eu daqui do meu cantinho, continuarei guardando carinhos e bençãos para vocês!!

“Meu Velho”
É um bom tipo, meu velho,
Que anda só e carregando
Sua tristeza infinita,
De tanto seguir andando,
Eu o estudo desde longe,
Porque somos diferentes,
Ele cresceu com os tempos,
Do respeito e dos mais crentes,
Velho, meu querido velho,
Agora já caminha lento,
Vou perdoando o vento,
Eu sou teu sangue meu velho,
Teu silêncio e o teu tempo,
Seus olhos são tão serenos,
Sua figura cansada,
Pela idade foi vencido,
Mas caminha sua estrada,
Eu vivo os dias de hoje,
Em ti um passado lembra,
Só a dor e o sofrimento,
Tem sua história sem tempo...

                                                     (Altemar Dutra)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Embrapa realiza treinamento para produtores de banana em Laranjal do Jari

Produtores rurais do município de Laranjal do Jari, no sul do Estado do Amapá, e de Monte Dourado, município de Almeirim, no Estado do Pará, recebem nesta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, um treinamento de tecnologia de produção de mudas de bananeiras ministrado pelo agrônomo Jackson dos Santos, da Embrapa Amapá. A maioria dos produtores participantes são da localidade “Padaria” (Laranjal do Jari), onde moram cerca de 270 ribeirinhos dedicados à agricultura de subsistência e extrativismo. Esta atividade, que faz parte do Programa PAC Embrapa de Transferência de Tecnologia, é uma continuidade da parceria entre a Embrapa Amapá e a Fundação Orsa que resultou na instalação de um viveiro de produção de mudas de bananeiras, que têm entre outras características a tolerância à sigatoka- negra, a principal doença que compromete a produção de banana no Amapá.
As mudas são de materiais chamados de Pacovan Ken, Garantida, Caprichosa e Maravilha, adquiridas da empresa Campo Biotecnologia Vegetal Ltda, incubada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) em parceria com a EBDA. Cerca de quatro mil mudas foram plantadas nas localidades de Laranjal do Jari e de Monte Dourado no final de dezembro de 2009. De acordo com o supervisor de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Walter Paixão de Sousa, as mudas originadas do viveiro
instalado pela Fundação Orsa serão utilizadas para implantar unidades demonstrativas de cultivo em comunidades do Território Sul do Amapá, formado pelos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Mazagão, por meio das áreas dos produtores colaboradores. “Nas unidades demonstrativas, o agricultores recebem as mudas e se responsabilizam pela implantação, insumos e tratos culturais”, acrescentou Sousa. A assistência técnica será do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Amapá (Rurap)
com acompanhamento da Embrapa Amapá. (Ascom Embrapa/AP).

Presidente assina projeto que protege prefeituras de perdas de repasses federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, hoje (20/05), mensagem que encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei que garante que as prefeituras receberão num ano, a título de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mínimo o que tiveram no ano anterior. Com isso, a receita de FPM das prefeituras estará protegida de variações conjunturais e, dessa forma, dará mais previsibilidade, estabilidade e condições de planejamento aos municípios.
O FPM é abastecido com uma parte da arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quando a economia desacelera ou o governo adota medidas de desoneração daqueles impostos, a arrecadação de ambos pode cair e, portanto, diminui também o FPM. Foi assim em 2009, por conta da crise financeira internacional.
Na ocasião, para ajudar os municípios a enfrentar problemas de caixa, o governo federal já adotara o procedimento de garantir que o repasse de FPM de 2009 não seria menor que o de 2008: injetaria recursos adicionais ao FPM. É esse procedimento que, agora, propõe perenizar, com o projeto enviado ao Congresso.
A proposta foi anunciada pelo presidente no encerramento da XIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. No evento, ele também assinou mensagem que manda ao Congresso outro projeto de interesse das prefeituras: proposta que transforma o Comitê de Articulação Federativa (CAF) em órgão de assessoramento presidencial.
O CAF é um espaço de diálogo e pactuação entre o governo e os municípios criado por decreto em 2003. A mudança proposta dá mais força política ao comitê. A existência dele estará prevista em lei, não apenas em decreto. E o órgão fará parte da estrutura básica da Secretaria de Relações Institucionais.
O CAF vai articular e estratégias entre as esferas federal e municipal de governo para implementar ações e aprimorar relações federativas. Será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e terá por mais 36 membros: 18 federais e 18 municipais.(Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República)

Evento: Rede Abraça-me

Hoje, às 10h00, no Hospital da Criança e do Adolescnete será realizada e cerimônia de entrega da sala para a Rede Abraça-me. O evento acontecerá no auditório do HCA e será coordenado pelas Vigilâncias de Violências em Acidentes - tanto do Estado quanto do Município - que fará a entrega do espaço destinado a profissionais que irão atender e acolher crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.
Um protocolo assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá, no dia 18 de maio, oportunizou essa criação, a partir do comprometimento em criar polítias de combate à violência e abusos sexuais de crianças e adolescentes.


Inicia hoje Seminário Amapá-BNDES

O Governo do Estado do Amapá inicia hoje o seminário "Parceria Estratégica Amapá-BNDES - Programa Amapá Integrado", às 09h00, no Teatro das Bacabeiras. O encontro será presidido pelo governador do Estado, Pedro Paulo Dias de Carvalho, que deverá apresentar as pautas que integram o Programa através do Desenvolvimento Humano Regional Integrado que tem investimentos que somam R$ 1 bilhão.
Élvio Gaspar, que é o diretor de Crédito e Social do BNDES estará em Macapá para participar da programação, ele e os técnicos desse famoso banco.

Sai resultado final do IFAP

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) divulga a lista dos aprovados no concurso público para professor. A homologação do resultado está prevista para o dia 24 de maio, com publicação na seção 3 do Diário Oficial da União. A nomeação dos aprovados terá início tão logo o Ministério do Planejamento autorize o provimento das vagas, com previsão para agosto de 2010.

A relação dos aprovados está disponível nos sites www.ifpa.edu.br e www.ifap.edu.br. (Ascom/IFAP)

Ficha Limpa: Projeto é aprovado no Senado

Eita que o povo brasileiro tá todo todo com a aprovação do projeto Ficha Limpa por unanimidade no Senado Federal. Quem poderia acreditar que ia passar? Mas como todo brasileiro não desiste nunca, lá fomos nós engajados nessa aprovação tão importante para a política brasileira. Algo do tipo, lavar bem as peças sujas, e só retirar da máquina as limpinhas, limpinhas.
Foram 76 votos a favor.
O deputado federal Michel Temer recebeu a papelada ano passado, em setembro, através do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O texto original passou por duas alterações, nada que tenha tirado o ponto principal que o originou.
Segundo a assessoria de comunicação do MCCE no AP, em todo o Brasil foram colhidas cerca de 1,6 milhão de assinaturas, e através da instituição parceira Avaaz, foram coletadas outras 2 milhões, virtualmente.
Aqui na terrinha, o Movimento conseguiu coletar 9,8 mil assinaturas durante dois anos de campanha. Mas, foi na semana da pátria que o brasileiro prestigiou de verdade o trabalho e colocou sua assinatura no papel.
Vamos lá, as eleições agora.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

IMAP fará ação educativa em áreas de ressaca

     O Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá – IMAP, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM, irá realizar nesta quinta-feira 20, ação educativa nas áreas de ressaca do Estado do Amapá. O objetivo é conscientizar e informar a população em geral dos impactos ambientais e sociais causados pela destruição dessas áreas preservadas. A ação será realizada por etapas, iniciando com uma visita em campo para identificar os pontos de maiores conflitos. Após a análise, será realizada uma programação com palestras e distribuição de panfletos em escolas públicas e associações de bairros. (Ascom Imap)

Mostra Planetário SESC do Projeto SESCiência

Convite recebido com todo carinho que repasso para os leitores.

Em nome do SESC Amapá, quero convidá-lo a participar da visita a Mostra Planetário SESC do Projeto SESCiência, que acontecerá no dia 20/05 (quinta-feira), às 10h, na Escola SESC Antonio Oliveira Santos (Rua Jovino Dinoá – 4311). A cerimônia de abertura da Mostra está marcada para o mesmo dia, às 19h.
O Planetário SESC apresenta um enorme potencial pedagógico, permitindo aos visitantes participarem ativamente das discussões que podem acontecer durante as exibições em vídeo, palestras, oficinas e apreciação nas exposições.
TEMAS
§         Identificação de estrelas;
§         Identificação de constelações;
§         Contagem e marcação do tempo a partir das estrelas;
§         Identificação das fases da lua;
§         Mudanças que acarretam as diferentes fases da lua;
§         Observação e identificação dos planetas;
§         Principais concepções científicas sobre a origem do universo.

SESCiência
O Projeto SESCiência é uma iniciativa do Departamento Nacional do SESC, cujo objetivo educacional é levar à clientela uma visão renovada da Ciência, de forma acessível e dinâmica, fornecendo ao indivíduo instrumentos para a compreensão de sua realidade e do mundo em que vive.  Implantado em l987, vem sendo aperfeiçoado ao longo desse período, ampliando as parcerias técnicas e institucionais.  Vem, portanto, recebendo a colaboração de instituições como o CENDOTEC – Centro Franco Brasileiro de Documentação Técnica e Científica, o Museu Histórico Nacional, a Fundação Espaço Ciência Viva, Espaço UFF de Ciências, IBM do Brasil e Museu do Telefone do Rio de Janeiro, Atelier de Brinquedos Científicos e Tecnorama.
Período de exposição do Planetário:
Local: Escola SESC Antonio Oliveira Santos
Data: 20 a 28/05/2010
Hora: 08h às 12h, de 14h às 18h, e de 18h30 às 21h.

Local: Universidade Estadual do Amapá - UEAP
Data: 31/05 a 11/06/2010
Hora: 08h às 12h, 14h às 18h, e de 19h às 21h.

Semfaz fiscalizará cumprimento de TAC assinado pelo Banco do Brasil


O Banco do Brasil terá que contratar novos funcionários, construir nova agência e ampliar o número de caixas eletrônicos disponibilizados a seus clientes. Essas são algumas das exigências contidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela gerência da instituição financeira em uma audiência com o Ministério Público do Estado, na última segunda-feira, 17. A assinatura do TAC é o resultado da inspeção nas agências bancárias realizada em abril pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), com o objetivo de verificar o cumprimento das leis 1.350/99 e 1818/09.
   A primeira trata do tempo de espera dos clientes na fila de atendimento e a segunda dispõe sobre a distribuição de senhas, disponibilidade de banheiros (masculino e feminino), bebedouro e acessibilidade dos usuários, principalmente os portadores de necessidades especiais, aos serviços ofertados pelo estabelecimento. Na ocasião, o Banco do Brasil foi o que mais apresentou irregularidades. Na audiência, a Prefeitura de Porto Velho foi representada pelo secretário Wilson Correia, da Semfaz.

Lançamento de Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana


Hoje a noite, às 19h00, na Fortaleza de São José, será lançado o livro Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana, de autoria do professor Augusto Oliveira. Classificado pela minha amiga Marileia Maciel como bastante diverso, a obra se destina a pesquisadores, professores, alunos e a todos que apreciam uma boa leitura sobre a terrinha e nossa gente.  
Olhem o charme: é um livro bilíngue, português e francês, organizado por Augusto cuja proposta é a de registrar e divulgar aspectos culturais da comunidade de ribeirinhos da Ilha de Santana sob o olhar de acadêmicos de Turismo. Isso ai é que é a massa, o trabalho de quem é da terra, com o olhar de quem nasceu aqui...

A profundeza do trabalho, Augusto Oliveira explica assim: “Nas oficinas com meus alunos do curso de Turismo procurei dar uma nova perspectiva para o ensino da antropologia e da cultura local. Juntei minha experiência com pesquisas de campo nas comunidades tradicionais e a minha paixão pela técnica e arte fotográficas, assim­ surgiu esse olhar etnofotográfico sobre aquela gente muito acolhedora da Ilha de Santana”.
Deixa ver o que mais: a edição foi elaborada pela Editora Genildo Batista, que está estreando no mercado amapaense agora. Ela foi criada para divulgar os trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação aqui do Estado, e se prepara para lançar seu segundo título, desta vez, na área de arqueologia.
Um Olhar Etnográfico sobre a Ilha de Santana estará sendo vendido a R$ 20,00, por ocasião da noite de autógrafos. Haverá também atrações musicais e poéticas. 

Linha Macapá - Santana poderá sofrer investimentos, afirmam empresas

Formou-se um quiprocó entre Setrap e Setap, após a divulgação de que as empresas de transporte de passageiros que atua na linha intermunicipal Macapá _ Santana não iria investir naquele itinerário. Segundo Renivaldo Costa, assessor de comunicação do Setap, há sim interesse por parte dos empresários de transporte coletivo em melhorar o atendimento e a qualidade do trasnporte intermunicipal entre os dois maiores municípios do Estado. 
Todavia, é a Setrap (Secretaria de Transportes), afirma Renivaldo, que não discute sobre os meios para a consecução dessa meta. "O principal deles é a discussão da tarifa que está há mais de três anos defasada", informou.
Até o momento, o que se tem confirmado são as audiências públicas agendadas para os dias 26 e 27 de maio, em Santana, no prédio do Senai, na Vila Amazonas, e em Macapá, na Avenida Padre Júlio. Mas para Renivaldo Costa essas reuniões não irão atingir o principal objetivo, que é o de apresentar propostas concretas para a melhoria do sistema.
Bem...enquanto a audiência pública não chega, acho melhor esperarmos a situação se acalmar. Uma vez que esperar coletivo nas paradas de Macapá não é uma atividade muito legal. Não falo pelas condições de um rodoviário ou pelas paradas, mas pelo fato físico.


PF age novamente, prendendo indivíduos tentando sacar precatório

Esse mundo tá perdido mesmo, quanto mais abro meu email, mais leio notícias sobre esse meu Amapá. Sobre o que vem acontecendo, o que vai acontecer...
Fiquei sabendo que em plena segunda-feira, policiais federais da DELEPAT - Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio, da Polícia Federal no Amapá, efetuaram a prisão de três meliantes, como se falava na minha época de repórter policial.
MPS, de 54 anos, CVOM, de 39, AJLS, de 41, tudo marmanjo daqui de Macapá, estavam tentando sacar de forma fraudulenta, valores de precatório judicial depositados na Caixa.
O CVOM possuía uma relação contendo vários nomes de pessoas com processos na Justiça do Trabalho, e ainda o valor de precatório judicial que estava depositado no referido banco, ainda pendente de pagamento. 
Tudo eles descobrem.
MPS e CVOM possuíam o nome e o CPF de algumas pessoas que constavam na lista. No momento do golpe, eles alegavam ser de um escritório de advocacia, que possuía procuração das mesmas para checar junto à Caixa sobre os valores, se estavam aptos ou não para serem sacados.
Segundo a PF, os estelionatários foram descobertos quando CVOM, com uma procuração falsa do Cartório do município de Mazagão, e também, portando documentos de identidade falsos, tentava a peripércia de sacar o dinheiro, pasmem...aproximadamente R$ 627 mil reais de uma senhora de 88 anos.
Graças a desconfiança de um funcionário da Caixa, o golpe foi por água abaixo. A Caixa entrou em contato com o Cartório, e foi informada de que não houve outorga de procuração para o indivíduo.
A PF foi acionada, CVOM MPS foram presos ainda na agência. Enquanto, AJLS foi preso em flagrante quando fora encontrar com a dupla. Com eles, foram apreendidas algumas procurações falsas em nome daqueles que seriam vítimas, e ainda, documentos de identidade em branco. 
Todos foram indiciados nos crimes de uso de documento falso, artigo 304, e estelionato, artigo 171, ambos na forma tentada segundo o Código Penal Brasileiro (CPB). Caso haja condenação nesse caso, os três podem pegar uma pena de até cinco anos de reclusão.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cinema

Queridos,  olhem que bacana, a programação do Cine Imperator, ali da Feliciano Coelho...

Operação Alça de Mira: Polícia Federal prende quadrilha de assaltantes em Macapá

Macapá-AP: Na manhã de ontem, Policiais Federais da Superintendência Regional do Estado do Amapá (DPF), Policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amapá (BOPE) e Policiais Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Amapá (GTA) deflagraram a Operação Alça de Mira na cidade de Macapá, com o objetivo de prender a quadrilha responsável por recentes assaltos no Estado do Amapá.

Durante de dois meses de investigações empreendidas pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas da Polícia Federal do Amapá, foi identificado o modo de operação da quadrilha: um grupo de presidiários internados no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) comandava o bando e determinava assaltos através do uso de telefones celulares. Do lado de fora as namoradas e companheiras desses presos eram responsáveis pela logística dos crimes, fornecendo armas e munições, escolhendo alvos, guardando o produto do crime, escondendo foragidos e arregimentando os executores. Por fim, um terceiro grupo de homens jovens executava os assaltos.
Terminada a fase de investigações, na manhã de hoje cerca de 85 Policiais Federais, Civis e Militares cumpriram 6 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva expedidos pela 4ª Vara Criminal de Macapá.
Todos os mandados de prisão foram cumpridos, sendo 4 dirigidos a criminosos já internados no IAPEN.
Além das prisões preventivas, foram realizadas mais 6 prisões em flagrante por posse de armas de fogo e entorpecentes, encontrados nas casas revistadas.

Os presos foram indiciados em diversos delitos, tais quais: roubo (art. 157 do Código Penal – 4 a 10 anos de reclusão), formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal – 1 a 3 anos de reclusão), posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (art. 16 do Estatuto de Desarmamento – 3 a 6 anos de reclusão) e posse irregular de arma de fogo de uso permitido (art. 12 do Estatuto do Desarmamento – 1 a 3 anos de detenção).
O saldo da Operação Alça de Mira foi:
- 17 prisões realizadas (9 mulheres e 8 homens, 11 preventivas e 6
flagrantes)
- 5 armas (2 pistolas e 3 revólveres) e 1 silenciador apreendidos
- cerca de 41.000 reais e cerca de 11.700 euros apreendidos. (Ascom/PF).

PM realiza hoje formatura de Cabos


Durante dois meses, cerca de 93 policiais militares participaram do Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) para Cabos na Polícia Militar, que iniciou no mês de março, e teve dois meses de duração. As disciplinas vistas foram desde Direitos Humanos, Policiamento Ostensivo, Polícia Comunitária, Técnicas de Comunicação até tiro policial.
O curso foi ministrado por militares da própria Corporação. "É mais uma ação que a PM desenvolve e que vem contemplada no Plano Diretor da Instituição com o aval do governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, valorizando o policial", explicou o major Laurelino José Bezerra da Conceição. 

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sugestão de Pauta

Data: 15 de Maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos (Rodovia Juscelino Kubitscheck, nº 372, Pedrinhas)
Informações: O Ministério Público Estadual realiza a primeira etapa de 2010 da Campanha Paz na Família. O objetivo da ação é levar orientação, palestras e vários tipos de atividades que combatam a violência doméstica entre a comunidade. A campanha é coordenada pela promotora de Justiça Gláucia Porpino Crispino.
Em 2009, ano de início do Paz na Família, foram realizadas cinco ações com palestras e serviços às comunidades dos bairros do Congós, Perpétuo Socorro e Novo Horizonte. Devido ao desempenho do Ministério Público e parceiros da campanha, o trabalho de prevenção à violência doméstica foi reconhecido em Brasília no Ministério da Justiça e na Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, que inseriu o Amapá na política de defesa da mulher.
Serviços: Espaço infantil, certidão de nascimento, mediação familiar, atendimento social, atendimento jurídico, reconhecimento de paternidade, boletim de ocorrência, atendimento psicológico, massoterapia, verificação de pressão arterial, entrega de kits de prevenção à

Oficina de Jornal...

Criar, junto com os alunos, um jornal impresso para a escola Deusolina Sales Farias. Essa será a minha (Welligton Costa) missão junto com a Alessandra Leite. Fomos convidados para ministramos a Oficina de Jornal, que faz parte do projeto Mais Educação, desenvolvido pela escola.
Os estudantes que participam do projeto são aqueles que enfrentam dificuldades nos estudos. A oficina contempla alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental e será ministrada no contra-turno. As aulas estão previstas para começarem no início do mês que vem.
A Oficina será uma oportunidade que essa garotada terá para aliar os conteúdos aprendidos em sala de aula com a comunicação, e expressá-los através de um informativo que terá a ‘cara’ deles.


*Para quem não sabe, Wellington Costa é jornalista e antes de mostrar todo o seu brilho e talento nas telas da Tv Amapá, ele passou pela redação do Jornal do Dia. Super amigo, super divertido, super bom demais pra sair~. Não é o tipo de carinha chato, que quer ir embora no começo da festa ou que chora para não sair do local.
É um rapaz feito na dosagem certa: nem muito, nem pouco. Que agora se aventura nas artes da educação. Nota dez, Ton...

sábado, 8 de maio de 2010

Relíquias

Essa vida é uma graça mesmo, principalmente as surpresas que ela traz pra gente, quanto ser humano. Estou novamente passando uma temporada de veraneio com o “Nona” ( como eu chamo meu pai) no hospital.
Ele passou muito mal, falta de ar, não tava se alimentando direito, perdeu todos os quilos que conseguira na nossa última vinda aqui, deu um susto pesado na gente.
E agora, sentada na cadeira de rodas que leva e traz ele para o hospital, fico olhando ele dormir depois de uma bateria de remédios para acalmar a falta de ar, a dor aonde o tumor se alojou, a tosse, a sede, a agonia...e pensando, as voltas que essa vida dá.
Sempre soube que um dia tanto meu  pai quanto minha mãe iriam me deixar. Quando criança isso era terrível para mim, principalmente em se tratando da minha mãe, que sempre esteve presente, desde o meu riso até o meu pranto...em tudo ela sempre estava presente, e a sensação da ausência de uma mulher que nunca saira do meu lado me deixava angustiada.
Com o papai era diferente...ele sempre foi homem livre e teimoso. E adorava mostrar isso para a família, quem dava às ordens era ele, era o pai, o homem, as brincadeiras eram poucas, vivia viajando para o mato atrás de plantas medicinais para o IEPA.
Falava de mato e de animais, adorava comer uma caça, bebia demais, fumava demais, e sempre que estava com o humor nas alturas, levava eu e a Ilvana para comer um cachorro quente no Chaparral, leia-se o melhor da cidade naquela época.
Depois de muito tempo, eu já casada, eu já com filho, e eu finalmente formada, empregada, descobrimos a doença dele, um pouco tarde para os nossos sentimentos, talvez cedo para quem aprendeu pouco sobre a vida e a importãncia que devemos dar a ela.
Sem perder o foco da mensagem, olhando daqui ele deitado, falando como criança, mas pensando como adulto, vejo que agora chegou a nossa vez de cuidar dele. E logo eu, que do alto da minha sapiência, achava que iria perdê-lo normalmente, como sempre perdemos um ente querido....
Mas eis que chegou o câncer, e com ele, toda a nossa angústia, medo, risco, insanidade...e com ele toda a nossa coragem, nossa descoberta, nossa vontade de ver o papai mais vivo do que nunca!
Vá se entender passar toda uma vida vivendo feito cães e gatos...se amando e brigando, e ao chegar naquilo que seria o fim de uma história, tentar recuperar todo o tempo perdido, enchendo o Velhinho de beijos, abraços, afagos, de muitos ‘eu te amo’...
Não me arrependo do que fiz, o feito está feito, não tem como fugir, e corro atrás do que não fiz para ter o sabor de dizer no futuro, que sim, eu fiz, que sim eu vivi...e que eles – tanto o Nona quanto a Carmita – souberam que nós estivemos aqui, que eu estive aqui, e o que não fiz quando adolescente, me empenhei para fazer agora...
Atualmente, considero minha irmã mais velha uma grande amiga, a garota quando mais nova tinha uma personalidade de velha que me  chateava, éramos o yin e yang...nos aturávamos meia hora, ou até um pouco mais, massss na hora das brigas, gente...era terrível.
Hoje não, essa coisa da velhice bater na sua porta, e você começar a ver e pensar na vida de um jeito nunca visto antes é a mais pura verdade. Estou aqui, minha irmã está lá, meu irmão mais velho também está junto de nós, ninguém mais se esbofeteia, no máximo se xinga, e depois pede perdão...
Hoje nos amamos mais que antes, e sentimos tanto amor por saber que a vida - esse passeio de trem que de vez em quando pára em algumas estações levando aqueles que mais amamos para longe de nós – existe e nos deu, dá oportunidades que estamos aprendendo a valorizar e a guardar feito relíquia...
"Agora está longe vê, a linha do horizonte me distrái, dos nossos planos é que tenho mais saudade...
quando olhávamos juntos na mesma direção...
aonde está você agora além de aqui dentro de mim...

terça-feira, 4 de maio de 2010

POLÍCIA MILITAR REALIZA ENCONTRO DAS POLÍCIAS AMBIENTAIS E GUARDA-PARQUES DO PLATÔ DAS GUIANAS

A Polícia Militar do Amapá, através do Batalhão Ambiental realizará o Encontro das Polícias Ambientais e Guarda-Parques do Platô das Guianas. O evento está inserido nas comemorações referentes ao 13° aniversário de criação do Batalhão Ambiental e tem por finalidade instituir um espaço de reflexões acerca das problemáticas ambientais enfrentadas pela região Amazônica, pelos demais estados brasileiros e países participantes, de forma a eleger os obstáculos comuns, com o fito de discutir estratégias de ação para a elaboração da CARTA DO PLATÔ das Unidades de Polícia Ambiental e Guarda-Parques do Platô das Guianas

A Solenidade de abertura, ocorrerá às 08h00min do dia 05 de maio de 2010 no Teatro das Bacabeiras e contará com a presença do Governador do Estado, autoridades da Argentina, Colômbia, Guiana Francesa e Comandantes das Unidades de Policiamento Ambiental de todos os estados da Amazônia legal.

Valeu Operação Impactus!

Balanço positivo após a realização da Operação Impactus deflagrada pela Polícia Militar do Estado do Amapá, que durante o período de 30 de abril a 02 de maio colocou nas ruas cerca de 150 policiais militares para trabalharem no policiamento intensivo devido ao aumento no número de pessoas no centro comercial em função do pagamento dos servidores públicos.
Foram computadas 1330 pessoas abordadas, destas, 36 tiveram que ser apresentadas na Delegacia de Polícia Civil em função de algum comprometimento com a Justiça ou prática de delito. Cento e vinte e quatro bares e restaurantes foram visitados, entre eles, 34 estavam irregulares.
Dos 581 veículos parados, 16 foram recolhidos, e 40 notificados.
De acordo com o Coronel Vasconcelos a prática de operações inopinadas tem saldo positivo em função de manter a polícia na rua, fazendo com isso, a inibição de delitos. "Mesmo sabendo que durante esse tipo de operação a nossa tropa, o nosso policial militar perde sua folga, é necessário realizar as operações pontuais. Outras já estão marcadas para acontecer ainda em maio.
Vale frisar a participação da CRPM (Companhia de Radio Patrulhamento Motorizado) e do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) durante a execução das fiscalizações da PM.

Esposa de deputado é baleada durante tentativa de assalto

Uma tentativa de assalto acabou com uma pessoa ferida no bairro Marabaixo III, quando quatro homens chegaram a residência da esposa do deputado federal Jurandil Juarez, e fortemente armados, anunciaram o delito.
Segundo informações da polícia, o ato deu tempo para que Simone Tatiane Souza Dias, esposa do deputado, acionassem o alarme de segurança para chamar a polícia. Em virtude disso, um dos criminosos sacaram o revólver e dispararam um tiro contra a vítima, que teve a sua perna traspassada pelo cartucho.
Ela foi socorrida e está bem. Quanto a quadrilha, esta conseguiu fugir em um Gol, sem placas de identificação, em direção ao município de Santana.